Empresas do ramo de usinagem que têm interesse em receber consultoria gratuita sobre eficiência energética no chão de fábrica podem se inscrever no programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.

 

Inscrições abertas para programa de consultoria gratuita sobre redução de custos com energia em parques fabris

 

Uma das premissas do programa, que foi iniciado há quatro meses, é orientar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, ou ferramentarias que prestam serviços para terceiros, por exemplo, sobre como otimizar o consumo de energia em seus processos produtivos. A consultoria abrange diagnósticos de operações industriais e recomendações para evitar o desperdício de recursos, entre outros fatores.

 

O programa conta com a parceria do Senai-SP, que está colaborando para a promoção dos trabalhos de consultoria e também conduzindo o atendimento a empresas de diversas regiões do Estado de São Paulo. Rodolfo Pinheiro, supervisor de projetos e tecnologias da instituição, comentou que “os ganhos em eficiência energética permitem uma redução considerável da conta de energia, por isso cada vez mais empresas estão procurando o programa”.

 

De acordo com Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, está sendo percebida “uma forte adesão de setores industriais que utilizam maquinário térmico em sua cadeia produtiva”. Em comunicado à imprensa, foi informado que o programa também tem como premissa facilitar o acesso a linhas de crédito.

 

Mais informações sobre como participar do programa podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagens: Pixabay

 

 

Leia também:

 

Programa selecionará projetos sobre eficiência energética na indústria

 

Dicas para fornecedores e compradores do ramo de usinagem

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #Senai #MM

 

 



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024