A empresa espanhola Smartpm desenvolveu uma plataforma digital voltada para o gerenciamento de linhas de produção que utilizam usinagem como processo produtivo, e por meio deste sistema passou a oferecer serviços que incluem coleta e processamento de dados provenientes do chão de fábrica, alertas para a programação de manutenção de máquinas, entre outros.

 

Sistema digital para parques fabris e ferramentarias conecta máquinas e permite o processamento de dados provenientes do chão de fábrica

 

A plataforma é chamada de MIC (abreviação do inglês Manufacturing Intelligence Core, ou “Núcleo de fabricação inteligente”, em tradução livre) e consiste em um sistema que conta com recursos para a conectividade entre máquinas e equipamentos indicado para companhias do ramo de usinagem como, por exemplo, ferramentarias que prestam serviços para terceiros.

 

De acordo com informações da empresa, a implantação da plataforma digital pode ocorrer em três etapas. Na primeira, é feito um estudo sobre o parque fabril e os processos envolvidos, incluindo diagnóstico do maquinário, de protocolos internos, do sistema de TI utilizado pela empresa e sistemas de segurança.

 

Na segunda etapa é iniciada a implantação do sistema, assim como podem ser executadas as melhorias propostas na fase anterior. Nesta etapa também é determinado o fluxo de trabalho, a implantação de sistemas auxiliares para a automação de processos e é feito o alinhamento de canais de comunicação entre departamentos. Em seguida, são iniciados os processos-piloto de, por exemplo, processamento de dados.

 

A terceira etapa tem como premissa a conclusão da configuração da plataforma conforme a necessidade do cliente, além da iniciação do gerenciamento de dados obtidos a partir do monitoramento de linhas de usinagem. Também são determinados os protocolos relacionados ao parque fabril a partir da implantação do sistema. Os clientes podem contar com suporte técnico remoto.

 

 

Imagem: Smartpm

 

 

Conteúdo relacionado:

 

ERP industrial gerencia tarefas no ambiente de usinagem

 

Software e medidor a laser aferem o paralelismo em máquinas industriais

 

#Usinagem #PlataformaDigital #Indústria40 #MM

 



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

Associação alemã concentra atenções na tecnologia de retificação de peças metálicas e vai realizar em maio deste ano uma feira especial com expositores do segmento.

22/01/2024


Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado

Empresa brasileira criou um robô que pode transportar cargas com peso de até 50 kg, o qual é programável para atuar de forma autônoma em parques fabris. O modelo apresenta interface amigável e também responde por comando de voz.

02/02/2024