A empresa espanhola Smartpm desenvolveu uma plataforma digital voltada para o gerenciamento de linhas de produção que utilizam usinagem como processo produtivo, e por meio deste sistema passou a oferecer serviços que incluem coleta e processamento de dados provenientes do chão de fábrica, alertas para a programação de manutenção de máquinas, entre outros.

 

Sistema digital para parques fabris e ferramentarias conecta máquinas e permite o processamento de dados provenientes do chão de fábrica

 

A plataforma é chamada de MIC (abreviação do inglês Manufacturing Intelligence Core, ou “Núcleo de fabricação inteligente”, em tradução livre) e consiste em um sistema que conta com recursos para a conectividade entre máquinas e equipamentos indicado para companhias do ramo de usinagem como, por exemplo, ferramentarias que prestam serviços para terceiros.

 

De acordo com informações da empresa, a implantação da plataforma digital pode ocorrer em três etapas. Na primeira, é feito um estudo sobre o parque fabril e os processos envolvidos, incluindo diagnóstico do maquinário, de protocolos internos, do sistema de TI utilizado pela empresa e sistemas de segurança.

 

Na segunda etapa é iniciada a implantação do sistema, assim como podem ser executadas as melhorias propostas na fase anterior. Nesta etapa também é determinado o fluxo de trabalho, a implantação de sistemas auxiliares para a automação de processos e é feito o alinhamento de canais de comunicação entre departamentos. Em seguida, são iniciados os processos-piloto de, por exemplo, processamento de dados.

 

A terceira etapa tem como premissa a conclusão da configuração da plataforma conforme a necessidade do cliente, além da iniciação do gerenciamento de dados obtidos a partir do monitoramento de linhas de usinagem. Também são determinados os protocolos relacionados ao parque fabril a partir da implantação do sistema. Os clientes podem contar com suporte técnico remoto.

 

 

Imagem: Smartpm

 

 

Conteúdo relacionado:

 

ERP industrial gerencia tarefas no ambiente de usinagem

 

Software e medidor a laser aferem o paralelismo em máquinas industriais

 

#Usinagem #PlataformaDigital #Indústria40 #MM

 



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024