A Colibri Spindles, empresa Israelense dedicada ao desenvolvimento de soluções avançadas em fusos de alta velocidade, destacou um gerente de produto no Brasil para acompanhamento técnico das vendas e de marketing do produto denominado Jet Spindle, um fuso capaz de tornar máquinas de usinagem convencionais em versões de alta velocidade.

 

Acoplados àsquinas convencionais, os fusos as fazem trabalhar em alta velocidade, impulsionados pela bomba de alta pressão do sistema de refrigeração da própria máquina e com monitoramento de rpm em tempo real. Thomaz Franco, gerente de produto da Colibri no Brasil, explicou que, enquanto máquinas convencionais operam a uma velocidade entre 6.000 e 10.000 rpm, ao terem o Jet Spindle instalado passam a operar entre 18.000 e 55.000 rpm. “O Jet Spindle agrega velocidade com precisão, resultando em peças com alta qualidade produzidas de forma rápida. Sua tecnologia e desempenho possibilita maior eficiência e flexibilidade na usinagem, e representa também uma alternativa aos altos investimentos em máquinas de alta velocidade”, comentou.

 

Os fusos da Colibri se aplicam aos processos de microusinagem, ao semi-acabamento e acabamento, em operações como fresamento (ranhuras, cantos e perfil), furação, rosqueamento, gravação, chanframento, rebarbação e retificação radial fina. Por serem compactos e utilizarem os recursos existentes na máquina, sem cabos ou tubos externos, eles podem ser armazenados no magazine da torre e trocados como qualquer ferramenta padrão, sem necessidade de aporte de energia adicional. Enquanto o fuso de alta velocidade opera, o fuso principal da máquina fica parado, o que também reduz o consumo de energia.

 

Franco explicou ainda que, como os fusos são concebidos para trabalhar com microusinagem, a altas velocidades, eles também promovem menor desgaste das ferramentas. Possuem também um monitor dedicado, em cuja tela é visualizada a sua velocidade de trabalho em tempo real, que permite ao operador ajustar outros parâmetros da máquina, tais como avanço, profundidade de corte e velocidade da mesa.

 

Os produtos Colibri Spindles estão nos catálogos das empresas do grupo israelense Iscar, Tungaloy e Taegu Tec. A presença de um representante da empresa no Brasil tem o objetivo de oferecer suporte ao treinamento e capacitação de distribuidores e vendedores destas empresas.


Fotos: Colibri Spindles
 

Leia também:

Tornos brasileiros conquistam mercado intrernacional

Um modelo para a manufatura inteligente



 

#ColibriSpindles   #fusosdealtavelocidade



 



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024