A Plastiweber, sediada em Feliz (RS) – foi premiada no WorldStar Award 2022 por sua linha de filmes plásticos obtidos a partir da reciclagem de materiais, durante cerimônia realizada na Itália, no início de maio, pela World Packaging Organisation (WPO) – ou Organização Mundial de Embalagens.
A premiação é uma das mais importantes do setor de embalagens, a nível mundial, e destaca as soluções mais inovadoras no mercado, sendo que a companhia foi escolhida entre 440 projetos submetidos, analisados por 36 juízes internacionais.
O reconhecimento foi dado à empresa brasileira na categoria “Materiais e Componentes de Embalagens”, pela linha Naturecycle, a qual é inspirada nas cores da natureza (azul, com a linha Blue Ocean; e verde, com a linha Green Forest) e oferece embalagens plásticas secundárias produzidas 100% com matéria-prima PCR, para aplicações de alto desempenho.
De acordo com informações da companhia, entre os clientes que utilizam os filmes feitos de material pós-consumo, estão empresas como Ambev, Unilever, Nestlé, BRF, Pampili e Cia Canoinhas. São mais de 50 atores envolvidos no ecossistema de economia circular, como cooperativas, projetos socioambientais, brand owners e varejo, os quais viabilizam a logística reversa para beneficiar o plástico e reinseri-lo na cadeia produtiva.
Em 2021, a Plastiweber reciclou 367 milhões de embalagens plásticas, o equivalente a 8.600 toneladas de material. Esse volume possibilitou a redução de emissão de 17 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 10 mil litros de petróleo e de 26 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 7.386 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.
Ainda segundo a empresa gaúcha, além de outros prêmios nacionais, ela é a primeira recicladora das Américas a ser homologada com o certificado europeu EUCertPlast, que atesta a rastreabilidade e a qualidade do plástico produzido por recicladores ao redor do mundo.
(Fotos: Plastiweber)
Conteúdo relacionado:
Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem
Avanços na reciclagem química dos plásticos
#plasticoreciclado #reciclagem #naturecycle
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025