A holandesa colorFabb disponibiliza o stoneFill Moss Green, nome dado ao seu filamento de poli(ácido láctico) (PLA), um polímero de origem renovável, desenvolvido para que as peças fabricadas com ele tenham a aparência e textura de grama ou musgo, já na cor verde.

 

De acordo com informações da companhia, o novo filamento – da linha stoneFill – à base de biopolímero possui uma combinação de cargas específicas que proporciona um acabamento salpicado e aveludado  no componente impresso, atribuindo às peças fabricadas em impressão 3D a aparência de grama ou musgo. As características do material permitem que as superfícies das camadas se misturem, resultando em um acabamento fosco com linhas de camadas pouco visíveis.

 

 

A linha stoneFill, entretanto, não é novidade no portfólio da companhia, uma vez que ela já disponibiliza o Light Gray, Red Brick e Vibers PLA White, chamados pela colorFabb de "grades irmãos" do Moss Green, mesmo que este não remeta diretamente à aparência de pedra ou rocha (stone, em inglês).

 

Apesar do uso de carga, a holandesa garante que a impressão do material não é complicada e recomenda o uso do Moss Green em maquinário com leito aquecido entre 50 e 60 °C, temperatura de extrusão entre 195 e 220 °C, velocidade de impressão entre 40 e 100 mm/s e que seja desumidificado antes do seu processamento.

 

O material seria ideal, por exemplo, para impressão de modelos arquitetônicos residenciais ou comerciais, de paisagismo (árvores ou musgo em cima de montanhas e túneis), entre outros projetos. Sua compatibilidade e semelhança com outros filamentos da linha proporciona boas combinações, unindo as aparências de pedra, concreto ou tijolos com a da grama.

 

 

Além disso, a companhia fornece diversos tipos de filamentos tratados como "especiais" para impressão 3D pelo método FDM, tais como, por exemplo, o LW-PLA e o bronzeFill. Possui também filamentos com espumação ativa (agente expansor) e com brilho metálico, respectivamente, já mencionados anteriormente por Plástico Industrial.

(Fotos: colorFabb)


 

Conteúdo relacionado:

Filamentos com espumação ativa, brilho metálico e personalização

Peças plásticas impressas em 3D com acabamento de injetadas



Mais Notícias MM



Bioplásticos como investimento em inovação

Webinar gratuito vai discutir possibilidades de mercado para os produtos fabricados com materiais bioplásticos.

15/04/2025


Emirates Biotech vai construir a maior planta de PLA do mundo

Unidade de produção do bioplástico PLA nos Emirados Árabes começa a ser construída este ano e deverá entrar em operação em 2028.

18/02/2025


Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.

18/02/2025