Uma parceria entre a Gerdau Graphene e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) levou ao início das atividades de um centro de pesquisas voltado para o desenvolvimento de materiais avançados baseados em grafeno, em São Paulo (SP).

 

 

Grafeno e sua aplicação na indústria serão tema de pesquisas a serem realizadas em novo instituto em SP

O instituto chamado de Centro de Materiais Avançados em Grafeno e Novas Aplicações Tecnológicas do IPT (CIGraph) terá em seu escopo técnico o desenvolvimento de materiais, dentre eles metais, com propriedades melhoradas a partir do uso de revestimentos baseados em grafeno, por exemplo.

Isso abrangerá a condução de pesquisas que visem ao desenvolvimento de materiais com melhor resistência mecânica e térmica, resistência à oxidação, além de propriedades que levem à inativação de microrganismos causadores de doenças. 

 

Foi informado por meio de comunicado à imprensa que, além do desenvolvimento de metais, a unidade atuará em pesquisas sobre insumos para refrigeração e lubrificação, assim como outros materiais. Segundo Adriano Marim de Oliveira, diretor de operações do IPT, “essa parceria representa um importante passo na geração de novos produtos nanoestruturados, trazendo maturidade tecnológica para as aplicações do grafeno no Brasil”. 


Alexandre de Toledo Corrêa, diretor-geral da Gerdau Graphene, complementou dizendo que “a parceria é estratégica na consolidação desse objetivo. Nesse sentido, nada melhor do que contar com um espaço para a troca de experiências e a aceleração da formação de técnicos, mestrandos e doutorandos que serão nossas próximas gerações de experts em nanomateriais”.

 

Segundo informações fornecidas pelas entidades, o investimento destinado a esse projeto foi de aproximadamente R$ 6,9 milhões.

 

 

 Imagem: Pixabay

 

 

 

Leia também:

 

Aço usinável de alta resistência reduz tempo de trabalho

 

Usinagem de precisão, base para os motores piezoelétricos ultrarrápidos


 

#Grafeno #Usinagem #Pesquisa #MM

 


 



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

Sandvik desenvolve metal em pó e processo proprietário para a impressão de componentes em metal duro.

06/03/2023


Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

Gestor do ramo de aços comenta sobre o investimento na implantação de laboratórios de análises de metais dentro de indústrias do setor metalmecânico.

06/03/2023