Em janeiro de 2022 o Burls Art – canal no YouTube voltado à fabricação de instrumentos musicais utilizando materiais alternativos – publicou um vídeo no qual utiliza plástico recuperado dos oceanos, em parceria com a 4ocean, para a confecção de uma guitarra elétrica.
O processo iniciou-se com a coleta e o transporte que diversos materiais recuperados ao longo da costa do sul da Flórida (EUA), incluindo embalagens metálicas, latas de alumínio, garrafas PET e itens de polietileno de alta densidade (PEAD), que são separados, pesados, classificados e moídos em pequenos em flakes. Desses materiais, o PEAD foi o utilizado para fabricar a estrutura do corpo da guitarra.
Após essa triagem e pré-processamento, o artista funde o plástico em um bloco único que é cortado e trabalhado para formar o corpo, seguido pelos demais componentes do instrumento. Para o braço, diversos canudos (também recuperados) e resina epóxi foram usados. Todo o processo foi documentado e pode ser visto no vídeo a seguir.
A 4ocean é uma empresa que retira material plástico dos oceanos (com divisões em países como EUA, Guatemala, Haiti e Indonésia), por meio de barcos próprios com capitães e tripulações profissionais em tempo integral, e os reverte em aplicações e produtos como pulseiras, ecobags, sacos e bolsas de praia, capas para celular, itens de vestuário, armações para máscaras entre outros produtos, os quais são vendidos em seu site.
Outros projetos no YouTube
Atualmente, diversos canais na plataforma como Brothers Make, One Army e plasticspossible, se dedicam à divulgação de trabalhos feitos com materiais plásticos. No Brasil, por exemplo, o canal UP – Universo Plástico utilizou o mesmo processo de Burls Art para criar, à época, uma placa do YouTube após ultrapassar os mil inscritos na rede.
A placa original, feita em material metálico e que só é enviada a canais que ultrapassam a marca de a partir de 100 mil inscritos, também foi replicada utilizando PEAD recuperado, proveniente de tampas de garrafas. No material disponível no site do canal há ainda explicações de como foi calculado o volume de plástico necessário, sobre a simbologia de reciclagem e sobre o reprocessamento do polímero.
(Fotos: Burls Art e UP – Universo Plástico)
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias MM
O Sindiplast encomendou uma pesquisa à Nexus onde foi apontado que 61% dos entrevistados consideram impossível evitar o uso de embalagens plásticas.
09/09/2025
Relatório de sustentabilidade da empresa apontou que o volume de embalagens de poliestireno expandido (EPS) recicladas já ultrapassa os 51 milhões de quilos.
09/09/2025
A holandesa MEAF vai divulgar na K dois modelos de máquinas que processam e melhoram a qualidade de materiais como PET, PP, PE e PS.
26/08/2025