Uma parceria firmada entre institutos integrantes do Centro de Inovação e Tecnologia Senai (CIT Senai Fiemg), situado em Belo Horizonte (MG), levou ao início de um estudo sobre fabricação de peças metálicas por manufatura aditiva usando arco elétrico, as quais podem passar por posterior usinagem para acabamento.

 

Projeto de fabricação de peças metálicas pode deposição a arco elétrico inclui usinagem para acabamento

 

Um exemplo de item fabricado a partir desse trabalho é a peça mostrada na imagem, semelhante a uma polia, cuja produção consistiu no uso de um equipamento de soldagem robotizada para a fundição de arames de aço e, consequentemente, a deposição do material assim obtido.

 

De acordo com informações da instituição, entre os objetivos relacionados ao escopo do estudo está a remoção de rugosidades e/ou imperfeições superficiais que eventualmente decorram do processo de deposição de material, o que poderá ser feito por meio de usinagem. 

 

Em comunicado à imprensa, as entidades responsáveis pelo estudo informaram que outros processos como, por exemplo, tratamento térmico farão parte da pesquisa. Segundo elas, a realização deste trabalho visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos de manufatura de metais alternativos aos já consolidados. 

 

Ainda de acordo com as instituições, este trabalho conta com a participação de empresas do ramo metalmecânico. Além disso, elas informaram que projetos voltados para a criação de centros de pesquisa especializados na fabricação de peças metálicas a partir de manufatura aditiva por deposição a arco elétrico, incluindo processos de usinagem, estão em andamento. 

 

 

 

Peça-protótipo será testada no chão de fábrica

 

A fornecedora de arames de aço Belgo Bekaert, que é uma das empresas participantes do estudo encabeçado pelo CIT Senai Fiemg, divulgou que a peça-protótipo mostrada anteriormente será submetida a testes em sua unidade fabril situada em Contagem (MG).

 

Em comunicado à imprensa, Jeremias Antônio da Silva, gerente de produtos da companhia, comentou que o desenvolvimento de processos de fabricação de peças metálicas por deposição a arco elétrico de material proveniente de arames de aço pode “proporcionar uma nova área de desenvolvimento para a indústria que produz peças em aço, com um custo mais competitivo”.

 

Ele também falou um pouco sobre a submissão da peça com formato de polia à rotina da fábrica: “começaremos os testes de uso do protótipo dentro da Belgo, e, assim, compararemos a performance da peça feita por impressão 3D usando nosso arame com a de uma peça convencional”.

 

O contato com as entidades responsáveis pelo projeto pode ser feito aqui


 

 

Imagem: CIT Senai Fiemg


 

Leia também:

 

Guia de ferramentarias - Serviços para terceiros

 

IoT gratuito para máquinas de usinagem

 

#CITSenaiFiemg #UsinagemdeAcabamento #ArcoElétrico #MM



Mais Notícias MM



Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024