Novidade no mercado de robótica: a multinacional italiana Comau, especializada em soluções de automação industrial, anunciou recentemente o lançamento nacional do protocolo Next Generation Programming Platform. Por meio dele, foi implementado o padrão de comunicação URDI –  Interface Uniforme de Dados Robóticos (do inglês Uniform Robotics Data Interface) – que integra a família completa de robôs da Comau com a biblioteca Siemens Simatic. Com essa integração, segundo as empresas, há uma redução efetiva de custos e tempo de implementação, uma vez que não se fazem necessárias competências específicas em programação de robôs.

Segundo a fabricante, desse modo, as empresas podem evitar uma “curva desafiadora de aprendizagem”, que envolveria a aquisição de conhecimentos de programação de robôs. A automação industrial seria facilitada para os clientes já familiarizados com o uso dos CLPs da Siemens e que desejem iniciar a utilização de robôs articulados: isso resultaria em uma redução de 30% no tempo de programação e 40% no tempo de integração. 

A Comau afirma que o sistema pode atuar nos mais variados setores industriais, em processos como manuseio, manipulação, paletização e logística, entre outros. Além disso, permite a programação virtual, em uma única operação, dos robôs com o controlador de PLC da Siemens: com isso, é possível aperfeiçoar a sequência de programação, fazer o download do programa no local e executar o robôs de maneira imediata. 

#automacaoindustrial: #robotica #robô #industria #comau #siemens #programação 

 



Mais Notícias MM



Oportunidade: Setor ferroviário brasileiro vive boom de projetos

Programa do governo federal, que pretende facilitar a concessão de linhas férias, já recebeu pedidos para a autorização de iniciativas com mais de R$ 60 bilhões de investimentos

14/09/2021


Manufatura aditiva: nova aquisição movimenta o mercado internacional

Empresa americana Desktop Metal é a nova proprietária da italiana Aidro, empresa inovadora no ramo de impressão 3D

14/09/2021


Mercado internacional: Alemanha obtém alta na venda de máquinas-ferramentas

Terceiro trimestre obteve encomendas 103% maiores em relação às registradas no ano passado, confirmando tendência positiva observada nos três meses anteriores

31/08/2021