A japonesa Honda anunciou que vai direcionar investimentos na casa do R$ 1,6 bilhão para a sua unidade voltada para a fabricação de motocicletas situada em Manaus (AM). O objetivo da empresa é aumentar a capacidade produtiva da planta mencionada acima para 1,6 milhão de motocicletas por ano até 2029.

As estratégias da fabricante envolvem a otimização de processos produtivos e o lançamento de novos modelos de motocicletas. Conforme uma nota à imprensa, serão realizadas mudanças no layout da fábrica amazonense, que produz diariamente 6.500 motocicletas em versões de 110 a 1.100 cilindradas. A planta industrial também vai contar com novos equipamentos para a produção, e a previsão é que com essas mudanças sejam criados cerca de 350 novos empregos.
  

“Ao longo de 49 anos de produção em Manaus, este novo ciclo de investimentos reforça nossa confiança no País, nos parceiros de negócios e no mercado nacional. Queremos preparar nossas operações para continuar crescendo, gerando empregos e liderando o segmento de motocicletas, visando atender às necessidades dos consumidores brasileiros”, comentou Arata Ichinose, presidente da Moto Honda.


De acordo com dados divulgados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –, a produção de motocicletas de janeiro a agosto de 2025 no Brasil chegou a 1327,0 milhões de unidades.  

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Honda/Divulgação.

 

Acesse mais notícias da indústria metal mecânica:

 

Manaus projeta expansão da produção

 

SolidCAM LATAM e Mitsubishi Electric impulsionam tecnologia CNC

 

Fabricante gaúcha de peças usinadas vai expandir planta industrial

 

 



Mais Notícias MM



Automação será estratégica na manufatura, aponta estudo da PwC

Estudo de Price Waterhouse apontou que as empresas do setor industrial “preparadas para o futuro” deverão atingir 65% de automatização de processos até 2030. Robótica é ponto central.

02/03/2026


Atividades industriais tiveram desempenho estável em 2025

Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.

11/02/2026


Chinalco e Rio Tinto compram a CBA da Votorantim

A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.

02/02/2026