A Associação de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos da Alemanha (VDW) tem boas expectativas para o desenvolvimento do setor no país europeu neste ano. A entidade estima obter uma expansão em seus negócios na ordem de 6% até dezembro, com receita aproximada de 12 bilhões de euros. 

Este cálculo é baseado no desejo dos players em investir para aproveitar um possível crescimento na economia mundial, atribuído por especialistas a fatores como a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos e a expansão da economia chinesa. A Europa segue esta tendência, planejando elevar os investimentos em 10% nos próximos meses. Para a VDW, tal cenário só se tornará realidade caso a pandemia do coronavírus seja debelada, com o consequente relaxamento do lockdown na Alemanha e em outros locais. 

Apesar do otimismo, a associação alerta que na melhor das hipóteses o setor dificilmente retomará os números anteriores ao Covid-19, uma vez que as receitas foram 30% menores no ano passado em função da crise: a produção caiu 31%, enquanto as exportações foram reduzidas em 29% e as vendas locais, em 33%. Ainda assim, a Alemanha responde por 16% da produção mundial de máquinas-ferramenta e é o campeão em exportações, com uma taxa de 20%, superando países como o Japão e a China.

 



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024