Os fabricantes de máquinas estão otimistas com o futuro do setor no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada em fevereiro pela ABIMAQ, os empresários pretendem investir mais de R$ 6,7 bilhões este ano. O montante representa uma alta de 31,6% em relação ao volume investido em 2020, que atingiu R$ 5,1 bilhões – valor 32,8% menor do que foi previsto anteriormente. 

O levantamento revela que 36% dos investimentos esperados para este ano devem ser direcionados para o aumento da capacidade industrial, 34,2% para a modernização tecnológica, 21,9% para a reposição de maquinário depreciado e 8% em outras áreas. O objetivo, de acordo com os fabricantes ouvidos pela associação, é ampliar o parque industrial e os pontos de trabalho para atender ao aumento das encomendas. 

Outro número positivo indicado pelo estudo é que as grandes empresas estão mais dispostas a investir neste ano: o levantamento aponta que 59% querem realizar aportes no setor. Este desejo também é compartilhado por 41,3% das companhias de médio porte e 34,9% das micro e pequenas. Para que tais expectativas se concretizem, a ABIMAQ ressalta que o poder público precisa tomar atitudes como a redução da insegurança jurídica, da burocracia e do Custo Brasil, além da simplificação da carga tributária e a realização de uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19.



Mais Notícias MM



Pesquisa aponta crescimento do mercado de fresadoras

Estudo global do mercado de fresadoras prevê aumento da demanda por essas máquinas essenciais na fabricação de itens para setores como o automobilístico e o aeroespacial. A produção personalizada também está impulsionando o mercado.

11/08/2025


WEG amplia unidade no Espírito Santo

A fabricante de motores elétricos anunciou investimentos em sua unidade de Linhares, que incluem a aquisição de novos equipamentos.

11/08/2025


Crescimento e desaceleração. Os dados da indústria no primeiro semestre.

Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.

11/08/2025