Entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2021 será realizado em ambiente virtual o curso Desoxidação de aços, que será ministrado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), com sede em São Paulo (SP).

As apresentações que comporão a grade do evento terão como tópicos os temas “Fundamentos do processo de desoxidação de aços”, “Principais etapas do processo de desoxidação”, “Sistema escória-metal-inclusões” e “Conceitos importantes sobre inclusões em aços”. A programação incluirá ainda “Desoxidação via C, Mn, Si, Al” e “Desoxidação complexa”.
Esses e outros assuntos serão abordados por Wagner Viana Bielefeldt, que é professor, engenheiro metalúrgico com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atuante no desenvolvimento de aços críticos, com foco na indústria automobilística.
Entre as linhas de pesquisa que fundamentarão o conteúdo do curso estão desenvolvimento de caracterização de inclusões em aços críticos, escórias de refino primário e secundário, tratamento de inclusões com cálcio, melhoria de limpeza em panela e distribuidor de lingotamento contínuo.
Segundo informações da entidade, o treinamento é voltado para profissionais e estudantes de áreas relacionadas ao processamento de metais, e terá carga horária total de 8 horas – aulas com início previsto às 17h30 e encerramento às 19h30. Será fornecido material didático.
A inscrição pode ser feita aqui e a agenda de eventos e cursos do ramo de corte e conformação de metais você confere em nosso site, que traz também guias de fornecedores de máquinas, insumos, serviços e muito mais.
Foto: Pixabay
Reportagens similares:
Aço na fabricação de embalagens será tema de curso on-line
Webinars gratuitos sobre Indústria 4.0
#ABM #CursoOnLine #DesoxidaçãodeAços #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias MM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025