A Constellium (França) está liderando um grupo de pesquisa que pretende tornar as chapas de alumínio concorrentes viáveis para os aços na fabricação de automóveis.

O projeto, denominado ISA3 (Intégration de Solutions Aluminium pour Alléger les Automobiles, ou seja, integração de soluções de alumínio para a construção leve de automóveis), conta com recursos de 7 milhões de euros, financiados pelo banco público de investimento Bpifrance. Participam da iniciativa o Grupo Renault, o Grupo ESI e o Institut de Soudure (Instituto de Tecnologia de Soldagem) francês, além da Universidade de Lorraine.

 

Com o objetivo de promover a construção leve de veículos e acelerar a mudança do aço para o alumínio como material laminado construtivo, o projeto deve durar até 2023 e tem foco em ligas e inovações que permitem a reciclagem do veículo ao final de sua vida útil, fechando o ciclo do material. ciclo de vida e a redução do seu peso, com reflexos sobre as emissões de CO2 e sobre a expansão da oferta de veículos elétricos.

Patrice Belliard, especialista em produtos planos do Grupo Renault, explicou que o objetivo do ISA3 é reduzir o preço dos automóveis por quilograma pois, caso contrário, os objetivos de construção leve não são economicamente justificáveis.

O grupo ESI participa com sua experiência em pré-certificação, permitindo a validação do projeto e a fabricação de portas de alumínio sem a necessidade de protótipos físicos, enquanto o Instituto de Soldagem auxiliará coma pesquisa de técnicas seguras para a união dos componentes.

 

Parceria com o grupo Novelis

A Constellium anunciou também, em parceria com a Novelis, o lançamento da Alumobility, uma organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento tecnológico e na adoção de chapas de alumínio na construção automotiva. Para isso, já desenvolveu estudos técnicos que abordam a porta de alumínio de última geração e uma coluna B , importante item estrutural, toda em alumínio.

 

As soluções de design resultantes enfatizam que o alumínio pode competir efetivamente com outros materiais para veículos de produção em massa a um custo atraente para os fabricantes.


Fotos:Constellium

#Constellium #Alumobility #mobilidadeelétrica



Mais Notícias CCM



Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024


Discos abrasivos para corte de chapas e tubos de aço

Linha de discos abrasivos passou a contar com novos modelos indicados para o corte de aço e aço inoxidável.

08/04/2024


Benteler colabora com o desenvolvimento de um sistema de manutenção inteligente

Projeto “BOOST 4.0 – Big Data for Factories”, reúne instituição de pesquisa e fabricante de componentes metálicos no desenvolvimento de um sistema que utiliza dados reais de produção para prever a manutenção e impedir a parada não programada de máquinas.

08/04/2024