A Constellium (França) está liderando um grupo de pesquisa que pretende tornar as chapas de alumínio concorrentes viáveis para os aços na fabricação de automóveis.

O projeto, denominado ISA3 (Intégration de Solutions Aluminium pour Alléger les Automobiles, ou seja, integração de soluções de alumínio para a construção leve de automóveis), conta com recursos de 7 milhões de euros, financiados pelo banco público de investimento Bpifrance. Participam da iniciativa o Grupo Renault, o Grupo ESI e o Institut de Soudure (Instituto de Tecnologia de Soldagem) francês, além da Universidade de Lorraine.

 

Com o objetivo de promover a construção leve de veículos e acelerar a mudança do aço para o alumínio como material laminado construtivo, o projeto deve durar até 2023 e tem foco em ligas e inovações que permitem a reciclagem do veículo ao final de sua vida útil, fechando o ciclo do material. ciclo de vida e a redução do seu peso, com reflexos sobre as emissões de CO2 e sobre a expansão da oferta de veículos elétricos.

Patrice Belliard, especialista em produtos planos do Grupo Renault, explicou que o objetivo do ISA3 é reduzir o preço dos automóveis por quilograma pois, caso contrário, os objetivos de construção leve não são economicamente justificáveis.

O grupo ESI participa com sua experiência em pré-certificação, permitindo a validação do projeto e a fabricação de portas de alumínio sem a necessidade de protótipos físicos, enquanto o Instituto de Soldagem auxiliará coma pesquisa de técnicas seguras para a união dos componentes.

 

Parceria com o grupo Novelis

A Constellium anunciou também, em parceria com a Novelis, o lançamento da Alumobility, uma organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento tecnológico e na adoção de chapas de alumínio na construção automotiva. Para isso, já desenvolveu estudos técnicos que abordam a porta de alumínio de última geração e uma coluna B , importante item estrutural, toda em alumínio.

 

As soluções de design resultantes enfatizam que o alumínio pode competir efetivamente com outros materiais para veículos de produção em massa a um custo atraente para os fabricantes.


Fotos:Constellium

#Constellium #Alumobility #mobilidadeelétrica



Mais Notícias CCM



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026