A Constellium (França) está liderando um grupo de pesquisa que pretende tornar as chapas de alumínio concorrentes viáveis para os aços na fabricação de automóveis.
O projeto, denominado ISA3 (Intégration de Solutions Aluminium pour Alléger les Automobiles, ou seja, integração de soluções de alumínio para a
construção leve de automóveis), conta com recursos de 7 milhões de euros, financiados pelo banco público de investimento Bpifrance. Participam da iniciativa o Grupo Renault, o Grupo ESI e o Institut de Soudure (Instituto de Tecnologia de Soldagem) francês, além da Universidade de Lorraine.
Com o objetivo de promover a construção leve de veículos e acelerar a mudança do aço para o alumínio como material laminado construtivo, o projeto deve durar até 2023 e tem foco em ligas e inovações que permitem a reciclagem do veículo ao final de sua vida útil, fechando o ciclo do material. ciclo de vida e a redução do seu peso, com reflexos sobre as emissões de CO2 e sobre a expansão da oferta de veículos elétricos.
Patrice Belliard, especialista em produtos planos do Grupo Renault, explicou que o objetivo do ISA3 é reduzir o preço dos automóveis por quilograma pois, caso contrário, os objetivos de construção leve não são economicamente justificáveis.
O grupo ESI participa com sua experiência em pré-certificação, permitindo a validação do projeto e a fabricação de portas de alumínio sem a necessidade de protótipos físicos, enquanto o Instituto de Soldagem auxiliará coma pesquisa de técnicas seguras para a união dos componentes.
Parceria com o grupo Novelis
A Constellium anunciou também, em parceria com a Novelis, o lançamento da Alumobility, uma organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento tecnológico e na adoção de chapas de alumínio na construção automotiva. Para isso, já desenvolveu estudos técnicos que abordam a porta de alumínio de última geração e uma coluna B , importante item estrutural, toda em alumínio.
As soluções de design resultantes enfatizam que o alumínio pode competir efetivamente com outros materiais para veículos de produção em massa a um custo atraente para os fabricantes.
Fotos:Constellium
#Constellium #Alumobility #mobilidadeelétrica
Mais Notícias CCM
Treinamento on-line vai tratar da classificação e dos mecanismos de obtenção de isenção de impostos para compra de equipamentos.
12/01/2026
O estaleiro TKMS anunciou o início da construção de uma nova fragata para a Marinha do Brasil, atingindo o auge da produção prevista inicialmente para o Programa de Fragatas Classe Tamandaré. O ato simbólico foi o corte das primeiras chapas que vão compor a embarcação.
12/01/2026
As inscrições para um concurso promovido pela ABDI e pelo CNPq seguem até o dia 16 de janeiro.
12/01/2026