A Federação Europeia de Fundição (EFF) divulgou o índice European Foundry Indu
stry Sentiment Index (FISI), que expressa os ânimos do mercado de fundição no continente. No mês de agosto último, ele apresentou queda de 1,5 ponto, atingindo 95,1 pontos e seguindo uma tendência de queda (veja gráfico ao lado).
O resultado reflete a diminuição na produção de peças fundidas em metais ferrosos e não ferrosos, sendo o aço fundido o único material a registrar uma tendência positiva no mês. Para os próximos meses, a pesquisa aponta que o cenário de baixa deve se manter, acompanhando o desempenho setorial recente.
A situação da indústria de fundição reflete o panorama econômico geral da Europa. Estudos recentes mostram que a Zona do Euro, em agosto de 2025, registrou o primeiro aumento de novos pedidos após 15 meses de retração. O índice PMI (Purchasing Managers’ Index) da Zona do Euro subiu em agosto e atingiu o nível de 50,5, o que representa um aumento de 0,7 ponto em relação aos 49,8 registrados no mês de julho de 2025.
O PMI é um indicador econômico que mede a atividade mensal dos setores industriais, de fabricação e de serviços de um país. Ele é obtido por meio de pesquisas aplicadas a gerentes de compras, que reportam informações sobre volume de produção, novos pedidos, níveis de emprego, estoques e preços. O PMI varia de 0 a 100, sendo 50 o ponto neutro que representa estabilidade. Valores acima de 50 indicam expansão da atividade econômica, enquanto valores abaixo de 50 sinalizam contração.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: EFF
Leia também:
Pesquisa em fundição de aço abre caminho para componentes mais seguros
Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas
Mais Notícias MM
Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.
11/02/2026
A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.
02/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
02/02/2026