A Sabic – petroquímica de origem saudita com unidade em São Paulo (SP) – anunciou que a Avoury, marca alemã de chás premium, emprega polipropileno (PP) reciclado certificado para a confecção de cápsulas transparentes de chás orgânicos, utilizadas especificamente na máquina Avoury One.

 

O lançamento das cápsulas transparentes de chá feitas de plástico reciclado pode representar um avanço na indústria em relação a um futuro mais sustentável para o consumo de cápsulas, com produtos já provenientes de reciclagem, que sejam mais fáceis de reciclar e que ajudem a criar uma economia circular para os plásticos.

 

A Avoury foi uma das primeiras empresas a adotar uma solução do portfólio Trucircle da Sabic, utilizando um copolímero circular certificado de PP, proveniente de material reciclado pós-consumo, para fabricação de suas cápsulas. A cápsula de chá transparente facilita a visualização das folhas, flores e frutos e deve ser totalmente hermética para preservar todas as propriedades do chá. Além disso, deve suportar as altas temperaturas da água durante o preparo sem afetar o sabor do produto. De acordo com a fornecedora, “no geral, todos os requisitos precisam ser atendidos por um plástico que apresente resistência superior a tais condições. 


O material é proveniente de reciclagem molecular, no qual os diferentes tipos de plástico são decompostos em seus componentes individuais e retornam ao seu estado original. Essa matéria-prima pode então ser usada para a produção de novos materiais. Ou seja, um plástico novo a partir de material antigo. Um vídeo sobre o processo de reciclagem do material e sua aplicação pode ser visto aqui.

 

A Avoury disponibiliza ainda um sistema de retorno. Junto ao pedido de novos chás, o cliente pode requisitar um saco próprio da marca para descarte das cápsulas vazias. Quando cheio, basta colar a etiqueta de retorno e enviar à empresa gratuitamente. Dessa forma, a companhia pode reciclar novamente esse material, uma vez que mantém a confiabilidade da estrutura do material por saber qual a sua origem.

 

O portfólio Trucircle da Sabic tem recebido alta demanda de uma ampla gama de indústrias em busca de soluções que sejam comercialmente viáveis e, ao mesmo tempo, que considerem mais o meio ambiente, para trabalhar em prol de uma economia circular e sustentável para os plásticos.

 

(FOTOS: Avoury e Sabic)

#plastico #capsulasdechatransparente #economiacircular

 

Conteúdo relacionado:

Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Tampas fabricadas com material reciclado



Mais Notícias MM



Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025


Embalagens serão tema de evento em abril

O Instituto de Embalagens vai realizar um workshop em que serão debatidas as boas práticas para o desenvolvimento de embalagens.

07/04/2025


Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.

07/04/2025