Adalberto Rezende, da redação.


 

A PGPM – Consultoria de Processos Industriais –, empresa especializada em treinamento em processos de sopro situada em Taubaté (SP), intensificou os módulos dos cursos que oferece e que são realizados nas plantas industriais dos clientes.

 

Pericles Roberto Gonçalves Mineiro, diretor da PGPM e consultor em processos de sopro, está à frente de treinamentos que abrangem os parâmetros de processos produtivos realizados em linhas de fabricação de produtos plásticos, as características de máquinas sopradoras e tecnologias envolvidas em operações desse tipo.

 

O especialista concedeu entrevista à Plástico Industrial e comentou que o treinamento pode ser realizado conforme a demanda dos clientes. “Eu vou até os parques fabris dos clientes não para ensinar a equipe deles a operar as máquinas sopradoras com as quais já estão familiarizados. Eu vou até lá para treiná-los para que eles aprimorem os processos de sopro”. 

Treinamento em sopro realizado no chão de fábrica. Imagem: PGPM. 

 

 A grade curricular dos treinamentos em sopro é composta por aulas sobre a fabricação de garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) por injeção e sopro, qualidade de preformas, as propriedades desse material e também curiosidades. Os alunos terão acesso a informações sobre a secagem das resinas, ciclo quente e frio, variáveis externas do processo de sopro e variáveis no processo de aquecimento, entre outros temas.

 

Pericles Mineiro, no centro. Imagem: PGPM.

 

Conforme explicou Pericles, as turmas que participarão dos treinamentos serão formadas por até 12 pessoas. Nas palavras dele, “Estabelecemos esse critério porque o nosso objetivo é criar uma relação bem próxima com os participantes dos treinamentos. É uma maneira de dar o máximo de atenção para todos os que estão presentes, fazendo com que os alunos absorvam conhecimento e participem da resolução de problemas”.

 

A PGPM também fornece cursos de sopro com formato on-line, bem como material didático, tanto para a modalidade EAD quanto para o treinamento presencial. Pericles compôs o grupo de palestrantes do InovaSopro 2025 – 1º Simpósio de Tecnologia para Sopro de Plásticos –, realizado em agosto na capital paulista.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 9.9710-5959 e pelo e-mail pericles.mineiro@pgpm.com.br. Acesse também a seção “Eventos” no nosso portal e na Plástico Industrial digital, onde você encontrará informações sobre a agenda de cursos e feiras do setor.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Confira mais reportagens do setor de plásticos:

 

Os desafios da indústria de plásticos em cena na K

 

Soul do Plástico: ações concretas pela sustentabilidade na cadeia de plásticos

 

ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva



Mais Notícias MM



Escola LF fará evento sobre manutenção de máquinas industriais

Em dezembro será realizado um workshop para abordar a manutenção de equipamentos do setor de plásticos.

23/09/2025


Cursos sobre plásticos terão formato on-line e presencial em 2026

A agenda da Afinko inclui treinamentos EAD em análise de falhas em peças plásticas e caracterização mecânica de polímeros.

23/09/2025


Tecnologia quântica será tema de evento no SENAI Cimatec

Simpósio que será realizado em outubro vai tratar da computação e comunicação quânticas, e também de sensores ultraprecisos.

16/09/2025