A fresadora de alta velocidade Datron M8Cube, desenvolvida na Alemanha, vem se destacando na indústria pela capacidade de usinagem eficiente de peças complexas. Com uma área útil de 102 cm por 76 cm e velocidades de fuso de até 60.000 rpm, a máquina proporciona alta taxa de remoção de material e precisão nas operações.

 

Empresas como a Carbide Products (EUA), especializada em pequenos lotes de peças de precisão, utilizaram a M8Cube para superar limitações de centros de usinagem convencionais, obtendo até 50% de redução no tempo de ciclo em peças usinadas em alumínio. Um exemplo de projeto especial veio de um podólogo equino, que solicitou a fabricação de ferraduras especiais de alumínio, incluindo modelos corretivos para cavalos puro sangue com problemas de casco ou marcha. A empresa começou a receber pedidos deste tipo e não possuía equipamentos rápidos o suficiente para atender à demanda, encontrando uma solução na Datron M8 Cube.

 

Na produção das ferraduras especiais de alumínio para uso veterinário, a flexibilidade de programação, os avanços no controle da fresadora e a integração de automação permitiram reduzir o tempo de setup e proporcionaram alta produtividade.

 

O uso da Datron M8Cube favorece também a manufatura de peças pequenas em série, como componentes de precisão para moldes, devido ao seu sistema de fixação por vácuo, à otimização automática de sequência operacional e à redução das trocas de ferramenta.

 

O controle inteligente, baseado em interface touchscreen e sistemas de alinhamento automatizado via sonda e câmera, reduz a necessidade de ajustes manuais e permite que operadores com pouca experiência programem e conduzam processos produtivos. A integração de softwares com bibliotecas específicas de dados simplifica a preparação e possibilita ajustes rápidos entre diferentes projetos e lotes.

 

IA aplicada à usinagem

 

A aplicação de recursos de inteligência artificial no controle e programação da M8Cube foi também um fator decisivo na escolha da Carbide, pois potencializa a automação de tarefas, o alinhamento automático de peças, a otimização do uso de ferramentas e a detecção de anomalias durante a usinagem. Esse conjunto de recursos confere maior estabilidade aos processos, reduz a ocorrência de defeitos e promove o melhor aproveitamento das capacidades da máquina.

 

A Datron vai participar da próxima edição da feira EMO, em Hannover, expondo seus conceitos de automação e técnicas de fresamento e “superacabamento” de alto brilho, técnica utilizada para refinar a estrutura da superfície dde componentes usinados e dispensar o pós-processamento.

 

O estudo de caso da Carbide Products está disponível na íntegra em: https://www.datron.com/resources/case-studies/carbide-products-case-study/

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Datron

 

Leia também:

 

Usinagem assistida por IA será atração da EMO Hannover

 

Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril


 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Conceitos da programação CNC são abordados em e-book

As características de equipamentos de usinagem convencionais e os dotados de sistema CNC estão entre os temas tratados no livro.

10/12/2025


Nova Indústria Brasil abre caminho para inovação e crescimento das PMEs do setor

As pequenas e médias indústrias se consolidam como uma ferramenta de manutenção e crescimento do mercado nacional, desempenhando um papel relevante na geração de empregos e no fomento à inovação.

10/12/2025