A fresadora de alta velocidade Datron M8Cube, desenvolvida na Alemanha, vem se destacando na indústria pela capacidade de usinagem eficiente de peças complexas. Com uma área útil de 102 cm por 76 cm e velocidades de fuso de até 60.000 rpm, a máquina proporciona alta taxa de remoção de material e precisão nas operações.

 

Empresas como a Carbide Products (EUA), especializada em pequenos lotes de peças de precisão, utilizaram a M8Cube para superar limitações de centros de usinagem convencionais, obtendo até 50% de redução no tempo de ciclo em peças usinadas em alumínio. Um exemplo de projeto especial veio de um podólogo equino, que solicitou a fabricação de ferraduras especiais de alumínio, incluindo modelos corretivos para cavalos puro sangue com problemas de casco ou marcha. A empresa começou a receber pedidos deste tipo e não possuía equipamentos rápidos o suficiente para atender à demanda, encontrando uma solução na Datron M8 Cube.

 

Na produção das ferraduras especiais de alumínio para uso veterinário, a flexibilidade de programação, os avanços no controle da fresadora e a integração de automação permitiram reduzir o tempo de setup e proporcionaram alta produtividade.

 

O uso da Datron M8Cube favorece também a manufatura de peças pequenas em série, como componentes de precisão para moldes, devido ao seu sistema de fixação por vácuo, à otimização automática de sequência operacional e à redução das trocas de ferramenta.

 

O controle inteligente, baseado em interface touchscreen e sistemas de alinhamento automatizado via sonda e câmera, reduz a necessidade de ajustes manuais e permite que operadores com pouca experiência programem e conduzam processos produtivos. A integração de softwares com bibliotecas específicas de dados simplifica a preparação e possibilita ajustes rápidos entre diferentes projetos e lotes.

 

IA aplicada à usinagem

 

A aplicação de recursos de inteligência artificial no controle e programação da M8Cube foi também um fator decisivo na escolha da Carbide, pois potencializa a automação de tarefas, o alinhamento automático de peças, a otimização do uso de ferramentas e a detecção de anomalias durante a usinagem. Esse conjunto de recursos confere maior estabilidade aos processos, reduz a ocorrência de defeitos e promove o melhor aproveitamento das capacidades da máquina.

 

A Datron vai participar da próxima edição da feira EMO, em Hannover, expondo seus conceitos de automação e técnicas de fresamento e “superacabamento” de alto brilho, técnica utilizada para refinar a estrutura da superfície dde componentes usinados e dispensar o pós-processamento.

 

O estudo de caso da Carbide Products está disponível na íntegra em: https://www.datron.com/resources/case-studies/carbide-products-case-study/

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Datron

 

Leia também:

 

Usinagem assistida por IA será atração da EMO Hannover

 

Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril


 



Mais Notícias MM



Placas de troca rápida para máquinas de usinagem

Equipamentos para acoplamento de dispositivos de fixação utilizados em usinagem serão apresentados pela Gerardi na EMO 2025.

08/09/2025


Usinagem é destaque nos cursos gratuitos do SENAI

A Escola SENAI Roberto Mange oferece cursos com formato presencial e com mais de mil horas de duração. Há cursos sobre usinagens especiais e de fabricação de peças para o setor aeroespacial.

08/09/2025


CNC da Mitsubishi Electric passa a contar com novos recursos

A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.

08/09/2025