A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD, com unidade fabril em Camaçari (BA), anunciou a meta de alcançar mais de 50% de nacionalização de peças até 2027. Em webinar realizado com associados da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a empresa lançou a campanha “BYD quer conhecer
você”, com o objetivo de selecionar fornecedores brasileiros e desenvolver uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari (BA). Participaram do encontro (foto) Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e diretor comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.
A relação apresentada às duas entidades conta com centenas de demandas diretas e indiretas, contemplando componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias, muitos dos quais incluem componentes metálicos obtidos por fabricação mecânica. A lista completa de peças será disponibilizada em breve aos associados do Sindipeças e da Abipeças. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.
Além dos detalhes sobre a lista de partes e peças, a BYD apresentou um conjunto de incentivos fiscais para seus futuros fornecedores no Estado da Bahia, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva local.
Em 2025, a BYD comercializou oito de cada dez veículos elétricos e três de cada dez híbridos no Brasil. As metas de crescimento no mercado brasileiro incluem fortes investimentos na ampliação da presença em todo o território nacional.
A empresa já tem quase 190 concessionárias e o objetivo da marca é alcançar mais de 200 já nas próximas semanas – um movimento que reforça o compromisso da BYD em estar cada vez mais próxima do consumidor brasileiro.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Fonte: assessoria de imprensa BYD / Imagem: BYD
Leia também:
Mobilidade elétrica será o foco de centro de pesquisas na Bahia
Mais Notícias MM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025