Na EMO Hannover 2025, a espanhola Danobat vai divulgar o desenvolvimento de tecnologias que integram robótica, sistemas de retificação multifuncional e tornos de ultraprecisão. O destaque será o dBOT, uma série de robôs CNC que une a flexibilidade operacional dos autômatos à solidez e estabilidade típicas de máquinas-ferramenta.

 

Na área de retificação, a subsidiária Overbeck apresentará a nova geração da série IRD de máquinas, apta a realizar retificação interna, externa, de face, de raios e de formas não circulares em um único setup. A máquina integra pela primeira vez os processos para a retificação de formatos não redondos em uma mesma plataforma de software, atendendo setores que exigem tolerâncias críticas, como aeroespacial, ferramentaria e moldes. O modelo IRD-300 será demonstrado com integração robótica e ocupará um espaço 40% menor do que soluções equivalentes.

 

Outro lançamento será a retificadora CHX, caracterizada pelo design compacto e capacidade de produção de peças de até 1.800 mm de comprimento, 540 mm de diâmetro e 500 kg. O modelo incorpora o sistema de medição MDM-100, permitindo aferição em tempo real de múltiplos diâmetros durante ou após a usinagem, sem interrupção do processo. Essa função garante manutenção de tolerâncias apertadas em componentes de geometrias variadas.

 

Completando a linha, a série Estarta apresenta uma abordagem de retificação centerless com configuração angular. Já os tornos de ultraprecisão Mikroturn, da Hembrug, outra empresa do grupo, passam a incorporar sistemas internos de superacabamento e medição de ferramentas e peças, atingindo rugosidade de Ra 0,05 µm e precisão submicrométrica em perfis roscados complexos.


 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Danobat


 


 


 

Leia também:


 

Pesquisa aponta crescimento do mercado de fresadoras


 

Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas


 



Mais Notícias MM



Ultrassom na usinagem. Menos desgaste e mais estabilidade no processo.

A tecnologia desenvolvida pela alemã VibroCut integra o ultrassom aos porta-ferramentas, cuja vibração potencializa o controle da formação de cavacos, a redução de desgaste e a estabilidade dos processos de usinagem.

17/11/2025


Hypermill integra automação a torneamento e fresamento

Desenvolvedora alemã de sistemas CAD/CAM exibe tecnologias demonstrando a usinagem de componentes aeronáuticos.

20/10/2025


EMO reúne startups provedoras de tecnologias auxiliares à usinagem

Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.

22/09/2025