A Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Engenharia de Fabricação e Máquinas-ferramentas (IFW) da Universidade Leibniz (Hannover, Alemanha), está desenvolvendo uma ferramenta de desbaste e brunimento sensorial, em conjunto com a empresa Ecoroll AG Werkzeugtechnik, no âmbito do projeto “SenSGlatt”. A ferramenta se destina à produção de cilindros de atuação pneumáticos ou hidráulicos, um componente padrão da engenharia mecânica, cuja fabricação requer tubos de dimensões altamente precisas e com alta qualidade superficial.
Com base na detecção de diâmetro e na medição da força do rolamento, está sendo implementado o controle da qualidade baseado em dados de processo ao longo de toda a profundidade do furo a ser executado, bem como o monitoramento baseado na força aplicada nas operações.
Visão geral dos subsistemas planejados no projeto “SenSGlatt” .
De acordo com informações do IFW, no processo combinado de desbaste e brunimento, o diâmetro interno do tubo é primeiro desbastado com uma ferramenta contrarrotativa, o que produz uma superfície com rugosidade pronunciada, na faixa de Rz 4 a 6 micra. Para atingir os valores de rugosidade desejados para atuação pneumática ou hidráulica, na faixa de Rz < 1 micra, a superfície do furo desbastado é reusinada, ao mesmo tempo em que se endurece a superfície.
No entanto, a combinação dessas operações resulta em tempo ocioso, tendo em vista a configuração complexa do processo, que atualmente é feito manualmente e com base na experiência. A pesquisa do IFW, que tem como foco o controle baseado em dados de produção, visa justamente reduzir esses tempos de inatividade que encarecem o processo e o produto final.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: IFW Hannover
Leia também:
Mais Notícias MM
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025
A Spanflug Technologies apresentará na EMO 2025 a nova geração do software Spanflug MAKE, agora equipado com “inteligência de usinagem”, que combina inteligência artificial, automação e dados digitais para otimizar custos, tempos e estratégias de produção na usinagem CNC.
22/08/2025
A empresa de Minas Gerais desenvolveu dispositivos que conectam máquinas de usinagem CNC e permitem a programação da execução de comandos. O sistema digital, chamado I-MD Plus, também monitora o funcionamento de máquinas e faz a transmissão de dados provenientes da produção.
11/08/2025