O Wintriss Control Group (EUA) desenvolveu o Shop Floor Connect Tracker, um dispositivo de hardware que executa o reastreamento de dados de produção e pode ser pareado com máquinas e com o software de controle da produção e de verificação da eficiência global do equipamento (OEE) S hopFloorConnect, da mesma empresa.
hopFloorConnect, da mesma empresa.
O Tracker (foto) foi projetado para simplificar e maximizar a coleta de dados relacionados a, por exemplo, tempo de execução, tempo ocioso, temperatura, pressão, umidade etc, reduzindo ao mínimo a interferência do operador.
Para capturar e rastrear dados de processo, podem ser usadas quatro entradas configuráveis para aceitar sinais digitais pré-programados ou analógicos, provenientes de sensores de temperatura, pressão, tensão e corrente elétrica, por exemplo. Habilitado para conexão por WiFi, o dispositivo é pré-programado para ser facilmente integrado em instalações do ShopFloorConnect existentes ou novas em diversos tipos de máquina.
“Com base na demanda de clientes que buscavam uma solução de hardware fácil de usar para rastrear uma variedade de entradas, desenvolvemos o novo dispositivo para permitir que dados exclusivos da máquina fossem enviados automaticamente para o software ShopFloorConnect”, afirmou Keith Magnant, gerente geral do Wintriss Controls Group.
O software ShopFloorConnect, por sua vez, promove o uso eficiente dos equipamentos e a redução do tempo de inatividade, inclusive com possibilidade de monitoramento remoto. Acompanhamento em tempo real, relatórios de fabricação e a emissão de alertas programáveis são alguns dos recursos do sistema.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Imagem: Wintriss
Leia também:
MWM amplia centro para distribuição de peças fabricadas por usinagem
Mais Notícias MM
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025
Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.
20/10/2025
Programa para o recondicionamento de ferramentas de metal duro da Seco Tools passou a realizar rastreamento em tempo real.
20/10/2025