Um projeto voltado para o desenvolvimento e fabricação de lentes para óculos de poli(metacrilato de metila) (PMMA) composto por mais de 80% de materiais reciclados foi iniciado pela Lapo Srl, fabricante italiana de lentes para óculos, em parceria com a Trinseo, fornecedora de materiais especiais e sustentáveis com sede nos Estados Unidos.

O acordo levou à realização de trabalhos envolvendo a fabricação e validação de lentes de demonstração, as quais foram feitas com a resina Altuglas™ R-Life V046 CR88 da Trinseo. A resina acrílica utilizada, de acordo com um comunicado à imprensa, é composta por pelo menos 86% de material reciclado.
As resinas recicladas que dão origem ao poli(metacrilato de metila) (PMMA) da série Altuglas são provenientes de resíduos coletados pela empresa norte-americana a partir de programas alinhados ao conceito de sustentabilidade. O trabalho de reciclagem e inserção das resinas recicladas ao ciclo de produção também é realizado em sua planta industrial situada no Estado da Pensilvânia.
Luigi De Donà, proprietário da Lapo, comentou: “Estamos nos unindo aos nossos clientes na jornada da sustentabilidade. Essa parceria com a Trinseo abre caminho para que soluções mais sustentáveis ganhem vida”.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Lapo, Trinseo/Divulgação.
Leia mais notícias sobre reciclagem de plásticos:
Sistema faz separação de plástico e alumínio em embalagens
União Europeia adota novo regulamento sobre resíduos de embalagens
#LapoSrl #Trinseo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
O Grupo Flexível ampliou sua linha de poliuretanos com produtos para vedação de caçambas e motorhomes.
02/12/2025
O polímero de alto desempenho foi usado na fabricação de guias usadas em cirurgias ortopédicas, anteriormente feitas com materiais metálicos. O desenvolvimento resulta da parceria da belga Syensqo com empresas brasileiras.
19/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025