Especialistas do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Manufatura e Pesquisa Aplicada de Materiais (IFAM) e do Fiber Institute Bremen, ambos na Alemanha, estão desenvolvendo um processo de fundição híbrido capaz de combinar as propriedades de compostos plásticos reforçados com fibra de carbono (PRFV) e do alumínio fundido sob pressão.

 

O projeto, denominado HyFKAl, visa capacitar pequenas e médias empresas a produzir estruturas híbridas que tornem viável a construção leve, tendo em vista especialmente o setor de mobilidade, onde a redução da emissão de CO2 está condicionada ao menor peso das carrocerias e demais componentes automotivos. O setor de aviação também é usuário potencial do processo.

A principal proposta é evitar a ocorrência de problemas que são comuns nas técnicas de união convencionais, as quais incluem corrosão de contato, aumento de peso devido à união de elementos ou redução de resistência devido à perfuração.

 

O processo de fundição híbrida adota uma nova abordagem para unir compostos com fibra de carbono e alumínio, com o componente em PRFV sendo introduzido diretamente no processo de fundição sob pressão de alumínio.

 

Ao lado de processos como o gigacasting, a fundição híbrida apresenta como vantagens a otimização da construção de estruturas leves em uma rota de processo mais curta, ocupando menos espaço e com a possibilidade de diferentes combinações de materiais.

 

No projeto, alguns desafios enfrentados são o controle de temperatura e parâmetros para realizar a conexão entre materiais, assim como o projeto e modelagem da área de transição entre a peça fundida em alumínio e o componente em PRFV. O Fiber Institute Bremen eV é responsável pelo desenvolvimento de processos na área de compósitos com fibra, e também pelo projeto de camadas isolantes para proteger a peça em compósito do impacto térmico no processo de fundição sob pressão.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Fraunhofer IFAM

 

 

Leia também:

 

GWM habilita fornecedores para sua unidade paulista

 

Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

 



Mais Notícias MM



Insertos de dupla face. Um auxílio ao fresamento de ligas de alta temperatura.

A Iscar lançou uma nova linha de insertos de dupla face voltados para a composição de ferramentas destinadas ao fresamento de ligas de alta temperatura.

03/11/2025


Ferramentas para fresamento de compósitos

A Kennametal lançou uma linha de fresas para corte e rebarbação de materiais compósitos. O projeto das ranhuras foi concebido de forma a evitar o lascamento e a delaminação desses materiais.

03/11/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

03/11/2025