Especialistas do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Manufatura e Pesquisa Aplicada de Materiais (IFAM) e do Fiber Institute Bremen, ambos na Alemanha, estão desenvolvendo um processo de fundição híbrido capaz de combinar as propriedades de compostos plásticos reforçados com fibra de carbono (PRFV) e do alumínio fundido sob pressão.

 

O projeto, denominado HyFKAl, visa capacitar pequenas e médias empresas a produzir estruturas híbridas que tornem viável a construção leve, tendo em vista especialmente o setor de mobilidade, onde a redução da emissão de CO2 está condicionada ao menor peso das carrocerias e demais componentes automotivos. O setor de aviação também é usuário potencial do processo.

A principal proposta é evitar a ocorrência de problemas que são comuns nas técnicas de união convencionais, as quais incluem corrosão de contato, aumento de peso devido à união de elementos ou redução de resistência devido à perfuração.

 

O processo de fundição híbrida adota uma nova abordagem para unir compostos com fibra de carbono e alumínio, com o componente em PRFV sendo introduzido diretamente no processo de fundição sob pressão de alumínio.

 

Ao lado de processos como o gigacasting, a fundição híbrida apresenta como vantagens a otimização da construção de estruturas leves em uma rota de processo mais curta, ocupando menos espaço e com a possibilidade de diferentes combinações de materiais.

 

No projeto, alguns desafios enfrentados são o controle de temperatura e parâmetros para realizar a conexão entre materiais, assim como o projeto e modelagem da área de transição entre a peça fundida em alumínio e o componente em PRFV. O Fiber Institute Bremen eV é responsável pelo desenvolvimento de processos na área de compósitos com fibra, e também pelo projeto de camadas isolantes para proteger a peça em compósito do impacto térmico no processo de fundição sob pressão.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Fraunhofer IFAM

 

 

Leia também:

 

GWM habilita fornecedores para sua unidade paulista

 

Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

 



Mais Notícias MM



Gravomark lança sistema de gravação a laser com visão computacional

A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.

17/04/2025


Fábrica da CAOA receberá mais de 165 robôs

Aquisição de robôs para montagem, soldagem e pintura fazem parte dos investimentos de R$ 3 bilhões da montadora, com sede em Anápolis (GO).

04/04/2025


Metalpó investe em capacidade produtiva e ESG

Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.

10/03/2025