A Gühring Brasil (Salto, SP) anunciou a chegada ao mercado brasileiro do Sistema de Furação Modular BT 800, uma broca modular com ponta intercambiável e corpo de aço, desenvolvida pela matriz alemã Gühring KG. O lançamento faz parte de uma ação internacional coordenada da empresa, com foco em inovação, eficiência produtiva e redução de custos no setor de usinagem.
 


A BT 800 é caracterizada pela alta resistência ao desgaste e pela reutilização do corpo da ferramenta (feito em aço), o que permite a substituição das pontas de metal duro após o seu desgaste. De acordo com o especialista de desenvolvimento de produtos Neider Soares, da Gühring Brasil, já foram registrados casos em que a vida útil da ferramenta foi aumentada em 50%, em relação às brocas modulares convencionais, com ganhos diretos de produtividade.

 

Com montagem simplificada, sem parafusos e acessórios, a ferramenta permite o uso de diferentes pontas de metal duro em um único corpo de aço, o que facilita a adaptação a diversos materiais e requisitos de usinagem.

 

A BT 800 é fornecida com diâmetros que variam de 10 a 26 mm e comprimentos de 3xD e 5xD. A partir de 14 mm de diâmetro, representa uma opção mais econômica do que as brocas inteiriças de metal duro. “Isso porque, a durabilidade da linha BT 800 é altíssima e a substituição da ponta reduz os custos operacionais, contribuindo para o uso mais racional de recursos”, explicou Neider.

Com geometria de corte otimizada, a BT 800 proporciona furação de alto desempenho, com forças de avanço reduzidas e maior estabilidade no processo. A Gühring planeja expandir o portfólio da linha com as versões 1,5xD, 8xD e 12xD.


___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

 

Leia também:

 


Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA



Ferramenta para torno suíço


 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025