A fornecedora alemã de materiais de engenharia Envalior, juntamente com a montadora norte-americana Ford, receberam reconhecimento pelo uso inovador de plásticos no setor automotivo, na categoria “Materiais” da 53ª Competição Anual da Sociedade de Engenheiros do Plástico (SPE). O prêmio contempla o desenvolvimento de um tubo e um difusor para recirculação de gases de escape em polissulfeto de fenileno (PPS) da marca Xytron, uma resina termoplástica com alta resistência química e térmica.
O PPS passou a substituir o aço inoxidável no componente crítico projetado pela Ford, possibilitando uma redução de 28% no peso da peça, além de oferecer resistência química superior, que a torna resistente às condições de trabalho extremas típicas do interior de motores automotivos.
Com o uso do Xytron, o tubo e o difusor agora podem suportar um ambiente altamente ácido, com níveis de pH de 2,2 e temperaturas de até 200°C. O novo projeto também eliminou a necessidade de componentes adicionais, dentre os quais estão junta, anel de vedação e fixadores, resultando em uma peça simplificada que se integra diretamente ao conjunto de admissão de ar. A mudança definiu um novo padrão para a eficiência do sistema de recirculação de gases do motor, com processos de fabricação e montagem mais simples e economia de custo significativa.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Envalior
Leia também:
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025