A Seco Tools, com matriz na Suécia e unidade brasileira em Sorocaba (SP), lançou duas novas versões de pastilhas de fresamento divisoras de cavacos, com recursos para reduzir o estresse na máquina e na ferramenta de corte, conferindo mais estabilidade ao processo de fresamento.

 

Os divisores de cavacos (chip splitters) são um recurso usado para dividir ou direcionar os cavacos de forma controlada, evitando que eles se acumulem e causem problemas no processo de produção. São projetados para controlar o comprimento do cavaco e ao mesmo tempo promover um bom acabamento superficial à peça usinada.

 

Já os quebradores de cavacos (quebra-cavacos, ou chip breakers), embora também fragmentem os cavacos, são usados quando o acabamento superficial é realizado posteriormente.

 

As pastilhas divisoras de cavacos da linha Turbo 12 e 18 da Seco foram desenvolvidas para a linha Turbo de fresas da empresa e estão disponíveis em cinco classes, para fresas de ombro quadrado e helicoidais. Eles incorporam ranhuras em ambas as arestas de corte para minimizar o tamanho do cavaco e reduzir as forças sem reduzir parâmetros de corte.

 

Ao manter os cavacos com as menores dimensões possíveis, minimizam-se os riscos de emperramento de cavacos, o que melhora a segurança do processo e permite uma usinagem mais eficaz, especialmente quando se trata de furação profunda. O uso dos divisores de cavaco ajuda ainda a reduzir significativamente a trepidação durante o processo.

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: Seco Tools

 

 

Leia também:

 

Desafios da repotencialização de rolamentos para máquinas de usinagem

 

Fraunhofer produz engrenagem por laminação a quente

 


 



Mais Notícias MM



IA é novo recurso em software para diagnóstico de usinagem

A Mitsubishi Electric desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial que identifica anomalias na usinagem e propõe estratégias para evitá-las.

09/12/2024


Segurança cibernética, um pilar estratégico nas operações industriais

Pequenas e médias empresas, inclusive do setor de usinagem, que trocam informações sobre a produção de maneira intensiva, devem estar atentas ao risco de ataques cibernéticos, os quais podem comprometer suas rotinas e resultados. Os antivírus são apenas uma parte da equação de segurança que envolve diversas outras ações.

06/12/2024


Solidworks 2025 chega ao Brasil

Nova versão de software para modelamento 3D de peças que serão fabricadas por usinagem chega com recursos atualizados e já está disponível para comercialização.

26/11/2024