A coreana DN Solutions e a alemã Heller em 2025 (Sorocaba, SP), cujos negócios foram objeto de uma fusão no ano passado, anunciaram que as empresas vão expor em um estande conjunto na feira AMB 2026, em Stuttgart, equipamentos integrados de usinagem, automação e inteligência artificial aplicadas ao chão de fábrica. A cooperação técnica tem por objetivo demonstrar o fluxo produtivo contínuo e a inteligência de processos por meio da integração entre máquinas-ferramenta, sistemas automatizados de carga e descarga e recursos de monitoramento digital.
A exibição contará com demonstrações de usinagem em tempo real voltadas à alta precisão e flexibilidade operacional. A DN Solutions exibirá o centro de usinagem 5 eixos DVF 5000 equipado com o sistema de troca automática de peças AWC, o centro de torneamento integrado DNX 2100 SB com automação RoboJob, o centro multitarefa SMX 3100 S, o centro de usinagem vertical DNM 5700 e o torno pesado PUMA 5100 LYB. Em paralelo, a Heller demonstrará os centros de torneamento e fresamento Mill-Turn modelos HF 5500 (voltado para usinagem completa em 5 eixos) e F 6000, voltado para aplicações de alta demanda na fabricação de peças complexas.
Na área de manufatura digital, a infraestrutura das empresas vai priorizar a demonstração de recursos de
conectividade de dados e o monitoramento analítico do processo de usinagem. Serão apresentadas ferramentas baseadas em inteligência artificial para análise preditiva, o assistente virtual "Ask.me", a integração via plataforma myHeller e o uso de gêmeos digitais (digital twins), além da plataforma de manufatura digital Cufos. Essas tecnologias permitem avaliar em tempo real a estabilidade do processo e o desgaste dos componentes, otimizando a disponibilidade dos equipamentos.
A integração dos portfólios das empresas cobre as diversas etapas da cadeia de usinagem, desde a confecção de protótipos e peças únicas até a produção em série de grande volume para setores como automotivo, aeroespacial, energia e dispositivos médicos.
Imagens Heller
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Conteúdo relacionado:
Acordo promove a tecnologia de deposição a laser no reparo de peças e ferramental
Mais Notícias MM
Cooperação técnica entre Hyprostatik Schönfeld e Optotech resulta em uma plataforma hidrostática que utiliza uma fina película de óleo pressurizado (princípio da hidrostática) para criar movimento com atrito zero e garantir rigidez absoluta durante a fixação de peças.
20/07/2026
Sistema baseado na tecnologia de lubrificação a seco por aerossol reduz a adesão de cavacos e é um aliado na usinagem em altas rotações.
20/07/2026
Empresa paulista comercializa máquinas para eletroerosão a fio de molibdênio.
06/07/2026