Adalberto Rezende, da redação.


 

Um sistema de controle de robôs manipuladores e colaborativos que conta com inteligência artificial (IA) para desenvolver estratégias de processos industriais como corte e soldagem de chapas, por exemplo, foi lançado pela Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial brasileira em Diadema (SP).


O nome do novo sistema é “Motoman Next”, o qual faz parte de uma geração de controladores que deve ser lançada no mercado brasileiro em 2025. Atualmente, o sistema está sendo utilizado em testes que envolvem operações fabris no Japão e nos Estados Unidos. 


Icaru Rocco Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman, em entrevista concedida à Corte e Conformação de Metais, explicou como a tecnologia funciona e deu exemplos de como os profissionais do setor metal mecânico podem usá-la.


A série de controladores conta com processador da Nvidia, empresa especializada em tecnologias digitais. O processador de alta capacidade atua na simulação de processos industriais a partir de recursos da tecnologia de inteligência artificial, o que faz com que o sistema de controle se torne capacitado para aprender conforme novas informações sejam adicionadas pelo operador do robô, por exemplo.

 

“Isso significa, na prática, que o programador vai inserir novos dados e informar ao sistema Motoman Next quais são as ações que devem ser executadas diante dos possíveis cenários, que serão analisados pela tecnologia. O primeiro passo é realizar a entrada dos dados e depois o robô poderá avaliar a situação, por meio de um sistema de câmeras, por exemplo. Tudo é baseado nas premissas estipuladas pelo programador”, comentou Icaru.

 

Em se tratando de processos de corte e soldagem, o sistema pode ser usado para simular e definir a melhor estratégia para o robô executar o carregamento de chapas em células robóticas, e também para a retirada de peças cortadas e/ou conformadas em prensas

 

Também foi comentado por Icaru que o sistema recém-lançado proporciona uma redução significativa do tempo necessário para a implementação de programação de robôs feita de maneira tradicional, o que também reduz os custos desse processo. O executivo sugeriu que o sistema pode ser usado, em um primeiro momento, por exemplo, para a criação de estratégias para a produção de peças sob encomenda. Os clientes poderão contar com assistência técnica e treinamento fornecidos pela Yaskawa Motoman.  

 

O contato com a companhia pode ser feito pelo seu site. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você confere mais notícias sobre sistemas robotizados que podem ser usados no setor metal mecânico. E também na edição digital da Corte e Conformação de Metais

_____________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagem: Yaskawa Motoman/Divulgação.

 

Confira mais novidades do setor metal mecânico:

 

Sistema de corte de metais que usa hidrogênio é lançamento do Grupo Messer

 

Setor de hidrogênio verde vai demandar quase 3 mil profissionais por ano no Brasil

 

#YaskawaMotoman #CorteConformaçãoMetais #MotomanNext



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024


Transformação digital para a pequena e média indústria

O Programa Brasil Mais Produtivo, que une as instituições Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES, entra em uma fase que visa estimular a transformação digital de pequenas e médias indústrias.

23/09/2024