Foi anunciado pela Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico – que a nova edição do seu anuário, intitulado “Perfil 2023 – As indústrias de transformação e reciclagem de plásticos no Brasil”, já pode ser acessada gratuitamente.
A publicação traz um balanço e análises sobre o setor de plásticos referentes a 2023. As informações abrangem o desempenho da produção, a demanda por produtos feitos de plástico, índices de reciclagem mecânica de resíduos pós-consumo e faturamento, por exemplo.
De acordo com a publicação, em 2023 foram produzidas no Brasil 7,04 milhões de toneladas de produtos plásticos, ao passo que o consumo naquele ano foi de 7,49 milhões de toneladas, com faturamento de R$ 123,36 bilhões.
Os principais setores consumidores de produtos plásticos no ano passado foram a construção civil e a indústria alimentícia, que absorveram 28,32% e 18,98% do volume produzido, respectivamente. Em seguida aparecem comércio e varejo, que consumiram 7,90%, setor automotivo e autopeças, 7,25%, produtos de metal, 5,81%, máquinas e equipamentos, 5,28%, bebidas, 5,10%, e móveis, 4,21%.
Outros setores também foram mencionados na pesquisa, tendo entre eles a agricultura (3,17%) e o ramo farmacêutico (0,72%). Também foi apontado pelo levantamento que 45% do volume de plásticos consumidos são representados por produtos com ciclo de vida longo.
As resinas mais usadas no ano passado foram o polipropileno (PP), representando 19,7% do total de resinas analisadas, o polietileno de baixa densidade linear (PEBDL), 15,3%, polietileno de alta densidade (PEAD), 13,9%, e o policloreto de vinila (PVC), 13,8%. No ranking também aparece o polietileno de baixa densidade (PEBD), equivalente a 7,6% do volume, politereftalato de etileno (PET), 6,9%, poliestireno (PS), 6,4%, e o poliestireno expandido (EPS), que representa 3,3% do montante.
Reciclagem de plásticos pós-consumo
O estudo que levou à elaboração do anuário mostrou que em 2023 o volume de plásticos pós-consumo reciclados, processados por reciclagem mecânica, chegou a 1,1 milhão de toneladas. Isso representa 25,6% de todo o material destinado a esse fim.
Além disso, o índice de reciclagem por material mostrou que o poli(tereftalato de etileno) (PET) foi o principal material reaproveitado, representando 53,6% do total. A ele segue-se o poliestireno expandido (EPS), que equivale a 33,8%, polietileno de alta densidade (PEAD), 31,2%, polipropileno (PP), 23,8%, e poli(cloreto de vinila) (PVC), 16,8%.
José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Conselho da Abiplast, comentou: "A publicação do Perfil 2023 apresenta dados sobre a produção, consumo e reciclagem de plásticos no País, além de destacar a importância do plástico em áreas essenciais da economia como a construção civil, indústria de alimentos e o setor automotivo. Estamos confiantes de que o anuário será uma fonte de informação valiosa para toda a cadeia produtiva, incentivando a colaboração entre as indústrias, poder público e a sociedade na busca por soluções que conciliem o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente".
A nova edição do anuário pode ser acessada gratuitamente nesta página.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Abiplast.
Confira mais novidades do setor de plásticos:
Pesquisadores convertem microplásticos em grafeno
Equipamento 4 em 1 simplifica a reciclagem de filmes plásticos
#Abiplast #PlásticoIndustrial #Anuário
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026