Foi assinado por empresas associadas do Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC) um termo de compromisso para interromper o uso de chumbo (Pb) e cádmio (Cd) na produção de agentes estabilizantes para poli(cloreto de vinila) (PVC) e outros plásticos.

 

A ação foi promovida pelo instituto e também contou com o apoio de companhias que atuam na fabricação de agentes estabilizantes de outros tipos. A premissa deste acordo é estabelecer que a partir de 1º de abril de 2025 as empresas signatárias interrompam completamente a comercialização de estabilizantes à base de Pb e Cd no território brasileiro.

 

Conforme foi divulgado pelo IBPVC, participaram da assinatura do termo de compromisso as empresas Akdeniz Chemson, Baerlocher, BBC, Inbra, Reagens Varteco e Sun Ace Brasil. 

 

Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, comentou sobre esta ação: “Estamos propondo a evolução desse mercado, com tempo suficiente para a adequação técnica dos processos das empresas, visando ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. Temos trabalhado em conjunto com nossas associadas no sentido de incentivar a transparência e o desenvolvimento sustentável do setor como um todo”.

 

O Instituto do PVC pode ser contatado pelo seu site.

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________


Imagem: IBPVC.

 

Você também pode gostar:

 

Consumo de PVC aumentou entre 2022 e 2023

 

Mercado de PVC para 2024. Expectativa é de crescimento.

 

#IBPVC #PlásticoIndustrial #Banimentodechumboecádmio



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025