Foi assinado por empresas associadas do Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC) um termo de compromisso para interromper o uso de chumbo (Pb) e cádmio (Cd) na produção de agentes estabilizantes para poli(cloreto de vinila) (PVC) e outros plásticos.
A ação foi promovida pelo instituto e também contou com o apoio de companhias que atuam na fabricação de agentes estabilizantes de outros tipos. A premissa deste acordo é estabelecer que a partir de 1º de abril de 2025 as empresas signatárias interrompam completamente a comercialização de estabilizantes à base de Pb e Cd no território brasileiro.
Conforme foi divulgado pelo IBPVC, participaram da assinatura do termo de compromisso as empresas Akdeniz Chemson, Baerlocher, BBC, Inbra, Reagens Varteco e Sun Ace Brasil.
Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, comentou sobre esta ação: “Estamos propondo a evolução desse mercado, com tempo suficiente para a adequação técnica dos processos das empresas, visando ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. Temos trabalhado em conjunto com nossas associadas no sentido de incentivar a transparência e o desenvolvimento sustentável do setor como um todo”.
O Instituto do PVC pode ser contatado pelo seu site.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: IBPVC.
Você também pode gostar:
Consumo de PVC aumentou entre 2022 e 2023
Mercado de PVC para 2024. Expectativa é de crescimento.
#IBPVC #PlásticoIndustrial #Banimentodechumboecádmio
Mais Notícias CCM
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025
Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.
08/07/2025
A empresa adquiriu novas extrusoras para a fabricação de tubos corrugados de polietileno de alta densidade e está intensificando o desenvolvimento de sistemas para coleta de águas pluviais. O trabalho envolve o aumento do uso de plásticos reciclados e visa à formação de parcerias.
08/07/2025