A Soluflex (São Paulo, SP) desenvolveu uma linha de masterbatches para aditivação de materiais reciclados baseada em polivinil butiral (PVB), normalmente utilizado na fabricação de vidros laminados.

 

Cláudio Rogério Pinto, diretor da empresa, explicou que o material, quando usado como base para a produção de masterbatches, permite a incorporação de um alto teor de cargas, atuando também como compatibilizante entre essas cargas e a resina reciclada a ser aditivada.

 

O diretor explicou que em testes foi possível incorporar até 75% de carga no PVB branco ou preto, e mais agentes de acoplamento e modificador. Isso permite reduzir a taxa de adição de master, que pode cair de 4% para cerca de 1,5%.

 

Como masterbatch, o PVB pode ser incorporado ao PE, PP, PA e PS, entre outros plásticos. Mas a Soluflex comercializa também o material reciclado, na forma de flakes (foto ao lado), grânulos ou micronizado, sendo esta última forma destinada ao mercado de rotomoldagem.

 

A origem do PVB pode ser pós-industrial – resultante de aparas do corte de vidros – , ou pós-consumo, caso em que costuma conter contaminantes que demandam uma etapa de descontaminação na reciclagem. É natural também que ocorra a perda de propriedades do PVB reciclado, embora ele possa ser aditivado com plastificante. “O material não terá a mesma translucidez, mas ainda assim é adequado para uso em aplicações não sujeitas a normas, a exemplo de mobiliário”, informou Cláudio.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________


 

Imagem: Soluflex

 

 

Notícias relacionadas:

 

Divulgada a programação do próximo RecyPlastech

 

A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

 

 

 



Mais Notícias CCM



PVC reciclado está no radar da Battenfeld Cincinnati

A empresa desenvolveu maquinário e ferramental dedicados ao trabalho com PVC reciclado, em resposta à demanda europeia e mundial.

08/07/2025


Embalagem monomaterial de café foi desenhada para reciclagem

Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.

08/07/2025


Webinar gratuito vai discutir tecnologias de sopro

Evento será transmitido pelo Youtube e vai antecipar os assuntos que serão discutidos no InovaSopro, seminário presencial que acontece em agosto, em São Paulo (SP).

08/07/2025