O Instituto de Tecnologia de Plásticos (IKT) da Universidade de Stuttgart está trabalhando em conjunto com a Cátedra de Materiais Poliméricos da Universidade de Bayreuth (ambas na Alemanha) para pesquisar o desenvolvimento de um processo de formação de espuma à base de polihidroxialcanoato (PHA), um bioplástico cuja processabilidade deverá ser melhorada por meio da modificação com aditivos.

 

Os polihidroxialcanoatos são polímeros termoplásticos de base biológica e biodegradáveis sintetizados com a ajuda de culturas de bactérias. No entanto, eles são difíceis de processar devido à sua baixa estabilidade térmica e baixa elasticidade. Esses aspectos comprometem também o processo de formação de espuma. No caso dos PHA comercialmente disponíveis, a temperatura de degradação térmica está muito próxima da sua temperatura de fusão, dificultando significativamente a sua transformação em espumas.

O projeto de pesquisa, com duração prevista de três anos no IKT, deverá investigar como estes materiais podem ser melhor processados, utilizando os modificadores adequados, de modo a tornar viável o uso desses bioplásticos na fabricação de espuma e reduzir a dependência de materiais fósseis também neste segmento.

 

Esquema de desenvolvimento das espumas de PHA. Imagem: IKT

 

Está previsto o uso de aditivos promotores da formação de cadeias para aumentar o peso molecular e, assim, melhorar a viscosidade do material. Já os antioxidantes devem reduzir a suscetibilidade à degradação termo-oxidativa, aumentando também a estabilidade térmica das espumas.

 

O desenvolvimento da tecnologia de processamento ocorrerá no IKT, ao mesmo tempo em que os parceiros de cooperação da Universidade de Bayreuth realizarão testes de formação de espuma.

 

O projeto é financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa (DfG) sob o número de projeto 511581886. Mais informações sobre os parceiros de cooperação podem ser encontradas em www.uni-stuttgart.de e www.ikt.uni-stuttgart.de, e também em www.polymer-engineering.de.

 

Obtenha mais informações sobre os materiais poliméricos de origem biológica na seção Bioplásticos da Plástico Industrial.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________



 

 

 

 

Você pode também se interessar por:

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja

 

Caracterização de filamentos de PLA usados em impressão 3D por extrusão

 

#PHA

#IKT

#bioplásticos

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras

Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.

01/04/2025


Mais de 7 mil toneladas de resíduos coletadas em 2024

Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.

21/03/2025


Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos

Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.

21/03/2025