Um sistema para recondicionamento de óleos utilizados em máquinas industriais como centros de usinagem e tornos, por exemplo, foi desenvolvido pelo Grupo SKF, com matriz na Suécia e filial brasileira na cidade de São Paulo (SP).
Trata-se do sistema RecondOil, que atua na filtragem de lubrificantes fazendo a remoção de agentes contaminantes como partículas e sujidades que podem contribuir para a causa de danos a máquinas industriais.
Este sistema conta com tecnologia de separação dupla (TDS) patenteada e pode ser configurado de duas maneiras: com filtros de profundidade, que retêm as partículas por capilaridade, fazendo com que elas sejam direcionadas para as fibras do filtro, sendo assim capturadas; e com filtros de capilaridade com booster, que levam à aglutinação de partículas menores que 0.1 µm (nano).
Alex Pereira, diretor de vendas e serviços do mercado industrial da SKF, comentou sobre as vantagens proporcionadas pelo RecondOil em relação a sistemas convencionais de filtragem de óleos industriais: “As filtragens convencionais, por mais eficientes que sejam, atuam em nível micro (> 1 µm), já o sistema RecondOil atua em nível nano (> 0.1 µm), garantindo a remoção de partículas catalisadoras de oxidação”. Ainda segundo Alex, o sistema permite “remover até verniz solúvel, um dos agentes que mais impactam na redução da vida útil de componentes de máquinas”.

Neste sentido, a empresa oferece serviços de gerenciamento de óleos usados em equipamentos industriais, o que também inclui monitoramento de máquinas e análise de amostras de lubrificantes em laboratório. O objetivo é contribuir para programas de manutenção preventiva, conforme disse Alex, já que as informações obtidas a partir de análises são armazenadas em bancos de dados.
A companhia pode ser contatada pelo telefone (11) 9.9269-6623. Na seção Guias em nosso site você encontra informações sobre fornecedores de lubrificantes e equipamentos para lubrificação de máquinas de usinagem.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Imagens: SKF/divulgação.
Você também pode gostar:
Usinagem complexa, um sinal de evolução.
Sistema gerencia a disponibilidade e monitora o desgaste de ferramentas de usinagem
#SKF #RecondOil #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025