Uma linha de plásticos transparentes com barreira ao oxigênio e ao vapor d’água voltada para o acondicionamento de alimentos foi desenvolvida pela norte-americana Sealed Air. Denominados “Cryovac darfresh on board”, os filmes podem ser confeccionados com espessuras e dimensões diversas, conforme o tipo de aplicação para a qual serão destinados, o que inclui a determinação de suas propriedades mecânicas, térmicas e químicas.
O projeto dessas embalagens multicamadas visa atender requisitos de resistência às intempéries de ambientes de baixa ou média umidade e/ou de baixa temperatura, características que também possibilitam o seu uso em aplicações que requeiram a estabilização da temperatura de produtos com a do ambiente ao qual são submetidos. Elas são indicadas para o embalamento a vácuo de, por exemplo, queijos e carnes e de acordo com Alexandre Rodrigues, gerente de portfólio da empresa, permitem a selagem completa do alimento, e possuem sistema de abertura. Ele disse ainda que a utilização de composições específicas de resinas, além de uma base feita com material diferente do plástico, possibilita uma redução de aproximadamente 40% do uso de polímeros na fabricação das películas em comparação com embalagens tradicionais desse tipo.
A empresa pretende confeccionar filmes dessa categoria feitos a partir de plásticos reciclados e está aberta a parcerias para o desenvolvimento de embalagens reutilizáveis, programas de logística reversa e de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, entre outros.
#filmeplastico #barreira #vacuo #plastic
Mais Notícias CCM
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025
Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.
09/09/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.
02/09/2025