Vão até 3 de junho de 2024 as inscrições para cursos do SENAI voltados para o setor metal mecânico, dentro da modalidade “Aprendizagem Industrial – Comunidade” . Os cursos são gratuitos, têm formato presencial e serão realizados nas cidades paulistas de Araraquara, Diadema, Osasco, Piracicaba e Rafard.

 

O curso “Ferramenteiro de corte, dobra e repuxo”, que tem duração de 1.600 horas e será realizado na unidade SENAI de Diadema, contará com aulas sobre ferramentas de corte de metais, fundamentos da usinagem, características de materiais metálicos, agentes causadores de corrosão em metais e processos de furação.

 

Este curso também traz conteúdo sobre leitura e interpretação de desenho técnico, elementos de geometria e representação de tolerâncias, assim como operações de esmerilhamento, fluidos de corte, lubrificação na usinagem e instrumentos de medição, entre outros temas. 

 

Com carga horária de 800 horas, o curso “Soldador”, que será realizado nas unidades SENAI de Araraquara, Osasco, Piracicaba e Rafard será composto por aulas sobre software para desenho de peças, simbologia da soldagem, matemática e ciência aplicadas à soldagem, propriedades de materiais metálicos, mecânica dos fluidos e eletricidade básica.

 

A programação deste treinamento inclui ainda sessões em que serão tratados temas relacionados aos fundamentos da soldagem, tais como consumíveis, preparo de superfícies, segurança do trabalho, equipamentos e acessórios. O conteúdo abrange também corte e goivagem, metais ferrosos, não ferrosos e suas ligas, e inclusive trata de diferentes processos de soldagem, além de outros assuntos.

 

Para se inscrever nos cursos da modalidade Aprendizagem Industrial – Comunidade é necessário ter idade mínima de 16 anos e ter concluído o Nível Fundamental.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e pelos telefones (16) 3303-3800 (Araraquara), (11) 4070-8950 (Diadema), (11) 3685-7999 (Osasco), (19) 3412-3500 (Piracicaba) e (19) 3496-7550 (Rafard).

______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________ 

 

Imagem: SENAI/Divulgação.

 

Leia também:

 

Considerações importantes para o avanço correto do passo na alimentação de fitas

 

Soldagem e seus fundamentos

 

#SENAI #CorteConformaçãoMetais #CursosGratuitos



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024