Na semana passada foi dado um passo importante para impulsionar a reciclagem de materiais no País, com a aprovação do Projeto de Lei 4035/21 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

A medida tem o potencial de reduzir custos nas operações de reciclagem, ao isentar recicladores e cooperativas de catadores do pagamento de PIS e COFINS na compra de materiais recicláveis, beneficiando empresas que utilizam esses insumo como matéria-prima ou material secundário, o que impacta diretamente o setor de plásticos.

 

De autoria de Vicícius Carvalho (Republicanos/SP), o texto tramita desde 2021, de forma conjunta com o PL 1800/2021, de Domingos Sávio (PSDB/MG), que trata do mesmo tema, e já passou pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pela Coordenação de Comissões Permamentes, e também Finanças e Tributação. O próximo passo é a sua aprovação final pelo Senado Federal.

 

O autor do texto argumenta que o setor de reciclagem possui potencial de crescimento vertiginoso, desde que fomentado por políticas públicas, conforme preconizado por instrumentos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) ou a Lei do Bem (11.196/05) , mecanismo especial de isenção fiscal criado em 2005 para estimular o desenvolvimento tecnológico e aumentar a competitividade da indústria nacional.

 

O texto do PL 4035/21 pode ser lido em sua íntegra aqui.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Shutterstock

 

 

 

Leia também:

 

A PL que beneficia a reciclagem e a sua relação com créditos de carbono

 

Como ampliar o acesso das empresas à Lei do Bem

 

 

#PL4035



Mais Notícias CCM



Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas

A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

13/10/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025