Pesquisadores chineses da universidade de Teijin (TJU) desenvolveram um hidrogel tolerante ao congelamento a partir da substituição de moléculas de água, presentes no material, por moléculas de glicerol.
Por definição, os hidrogéis são polímeros de cadeias tridimensionais com ligações cruzadas e altamente hidrofílicos, ou seja, absorvem uma quantidade considerável de água devido à sua forte afinidade química com ela. Geralmente, devido à sua presença, esses materiais congelam se submetidos a temperaturas abaixo de 0 °C.
Hidrogel à base de gelatina com efeito anticongelante permanece transparente e elástico sob temperaturas
abaixo de 0 °C (fonte: ACS Appl. Mater. Interfaces)
Entretanto, o estudo desenvolvido investigou a obtenção de um organohidrogel supramolecular por meio de uma estratégia simples de imersão de um precursor de hidrogel de gelatina em uma solução de água-glicerol contendo citrato de sódio, durante três horas. No organohidrogel, parte das moléculas de água é substituída pelo glicerol, o que inibe a formação da cristalização do gelo mesmo sob baixas temperaturas.
De acordo com os testes realizados, o novo material mantém suas características de transparência, flexibilidade e elasticidade até -80 °C. O efeito de anticongelamento pode torná-lo apto a aplicações em dispositivos eletrônicos e de armazenamento de energia flexíveis, dispositivos “vestíveis”, projetados para condições glaciais, e ainda na proteção de células, tecidos e órgãos armazenados sob temperaturas criogênicas.
Além do efeito anticongelante, segundo os autores da pesquisa, Fanglian Yao e Junjie Li, a formação de interações não covalentes, como a agregação hidrofóbica induzida em sua formulação, dota o material de alta resistência mecânica e tenacidade, resultando em características como termoplasticidade, flexibilidade, moldabilidade, comportamento adesivo e comportamento autorregenerativo.
#pesquisa #hidrogel #plastic
Mais Notícias CCM
A nova linha de auxiliares de processamento é indicada para a produção de filmes em poliolefinas e não contém os PFAS, hoje conhecidos como “químicos eternos” devido à sua difícil decomposição.
10/06/2025
Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.
10/06/2025
Na nova unidade, que já conta com duas injetoras e equipamento robótico, serão realizados treinamentos e suporte técnico.
10/06/2025