A Honeywell, com matriz nos Estados Unidos e subsidiária brasileira em Barueri (SP), adicionou recursos de realidade aumentada ao seu simulador Immersive Field Simulator (IFS), que pode ser utilizado para a realização de treinamentos no chão de fábrica e, inclusive, no setor de usinagem.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a atualização do conjunto do simulador agora possibilita a execução de ensaios que combinam espaços fabris reais com ambientes digitais, os quais são recomendados para simulações que envolvam situações de risco para operadores de centros de usinagem e tornos mecânicos, por exemplo, além de outros procedimentos de segurança. 

 

Isso pode ser feito usando equipamentos de visão imersiva, fornecidos pela companhia, bem como um aplicativo que pode ser instalado em tablets. Assim, é possível realizar treinamento remoto e in loco

 

Também foi divulgado pela empresa que o conjunto tecnológico possibilita aos usuários acessarem informações sobre peças de máquinas e equipamentos industriais por código QR, além de uma plataforma digital onde se encontra conteúdo referente a processos típicos de parques fabris.

 

Os interessados podem conferir vídeos que mostram exemplos de uso de realidade aumentada na indústria aqui, tema que também é abordado na seção Indústria 4.0 de Máquinas e Metais.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Honeywell.

 

Mais conteúdo:

 

Estudo comparativo da força de corte via experimento prático e simulação no torneamento do aço SAE 1045

 

Algoritmo prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC

 

#Honeywell #MáquinaseMetais #RealidadeAumentada



Mais Notícias CCM



Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025


EMO reúne startups provedoras de tecnologias auxiliares à usinagem

Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.

22/09/2025


CNC da Mitsubishi Electric passa a contar com novos recursos

A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.

08/09/2025