A norte-americana Ampacet desenvolveu uma linha de aditivos que ajudam a melhorar a qualidade de resinas recicladas, sobretudo as oriundas de fonte pós-consumo (PCR, de post cosumer resin).

 

Os agentes podem ser acrescentados predominantemente a poliolefinas (PE e PP), e possuem funções diversas, tais como neutralizar odores, evitar a ocorrência de defeitos como pele de tubarão (die build up), reduzir o coeficiente de fricção entre a resina e as superfícies metálicas das máquinas, assim como reduzir a presença de umidade ou evitar a oxidação e a formação de gel.

 

Tingir e manter a cor das PCR’s é difícil, pois elas normalmente já possuem traços de pigmentos e corantes empregados em seu uso anterior, o que impõe requisitos especiais em termos de ajuste de cor. Com esta finalidade, a Ampacet desenvolveu os masterbatches da linha Color Tune, visando alcançar a estabilidade de cores lote a lote. Já o Equal PCR ajuda no ajuste das tonalidades e garante que as variações de cor aconteçam dentro de uma faixa aceitável, preestabelecida. Isso torna possível o uso das resinas PCR em aplicações de maior valor agregado.

 

A mais recente solução desenvolvida foi a REC-NIR-Black PCR, um master de cor negra que pode ser detectado por sistemas de separação de cor por radiação infravermelha (NIR), podendo por isso ser separado com facilidade por sistemas automatizados. Todas as formulações já estão disponíveis para o mercado brasileiro.

 

#masterbatch #resinapcr #posconsumo #aditivoplastico



Mais Notícias CCM



Bekum aposta no mercado de embalagens multicamadas contendo PCR

A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.

16/09/2026


Recicladoras aumentam a produção, em cenário de maior eficiência operacional.

Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.

16/09/2026


Estação de coleta de PCR é inaugurada em SP

Plásticos rígidos e eletrodomésticos poderão ser vendidos para a nova unidade situada na Zona Leste de São Paulo.

01/09/2026