As empresas suecas Vattenfall e SSAB iniciaram uma colaboração intensiva para converter a indústria siderúrgica para a produção de aço livre de combustíveis fósseis. Ambas encabeçam, desde 2016, a iniciativa Hybrit, que tem o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono na produção do aço.
A Vattenfall, especialista em energias renováveis, utiliza os aços de alta resistência em diferentes componentes para os seus projetos e deverá ter acesso ao aço livre de combustíveis fósseis da SSAB já no próximo ano, usando-os em aplicações como postes de eletricidade, usinas hidrelétricas, estruturas de ancoragem para turbinas eólicas onshore e partes de fundações para turbinas eólicas offshore.
A empresa exigirá de seus fornecedores que, a partir de 2030, pelo menos 10% do aço adquirido seja livre de combustíveis fósseis. A colaboração com a SSAB inclui a avaliação do ciclo de vida para calcular as emissões de CO2 ao longo da cadeia de produção e uso dos aços.
A Vattenfall e a SSAB estão entre os fundadores da First Movers Coalition, um consórcio de empresas que aproveitam o seu poder de compra para descarbonizar setores com elevados níveis de emissões de CO2. O novo acordo é consistente com o objetivo dessa coligação de adquirir uma maior quota de novas tecnologias que serão fundamentais para alcançar a neutralidade climática.
Fonte e foto: SSAB
Leia também:
Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços
Programa de eficiência energética para a indústria segue com inscrições
Mais Notícias CCM
O CBCA vai reunir especialistas em temas relacionados ao setor de construção em aço em maio.
09/05/2025
Consultor industrial em processos de dobramento de chapas oferece treinamento in loco, consultoria para manutenção de prensas dobradeiras e otimização de operações.
09/05/2025
A Sinesis desenvolveu uma plataforma baseada em inteligência artificial que pode coletar dados provenientes de processos fabris a partir de sensores, e assim auxiliar na gestão da manutenção de máquinas-ferramentas.
08/05/2025