Acontece em São Paulo (SP), nos dias 27 e 28 de setembro, a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria. As inscrições para participar presencialmente ou de forma virtual já estão abertas nesta quarta-feira e poderão ser feitas na página do evento.

 

O congresso é uma Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e foi idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), tendo como tema este ano a ecoinovação, que inclui tecnologias associando produtividade e redução de impacto ambiental.

 

Ao longo de dois dias, líderes empresariais, acadêmicos e autoridades, além de especialistas brasileiros e estrangeiros discutirão os impactos da transformação digital sob diferentes perspectivas, além de abordar quais estratégias os países e as empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica aliada à sustentabilidade.

 

O Brasil investe apenas 1,21% do PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e ocupa a 54ª colocação entre 132 países no Índice Global de Inovação, posição incompatível com o fato de ser uma das 10 maiores economias do planeta. Nações como Israel e Coreia do Sul, por exemplo, investem mais de 5% de seus respectivos PIBs em P&D.

 

Para este ano, a organização do evento confirmou a presença de especialistas renomados como a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação. Dentre os patrocinadores confirmados estão 3M, ABDI, Embrapii, GM, Totvs, Turku University e Tuzzi.

 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que a ecoinovação é fundamental para que as empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis. “O Brasil precisa com urgência de uma política de longo prazo para a área de inovação aliada à agenda de sustentabilidade, com governança no alto escalão do governo e representatividade empresarial”, destaca.

 

O tema ecoinovação foi escolhido por ser uma tendência mundial que vem se consolidando e promovendo mudança nos modelos de negócios das empresas, tornando-se fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.

 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a ecoinovação pode ser definida como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não.

 

 

Imagem: promocional do evento

 

 

Leia também:

 

 

Aperam promove concurso de projetos para aplicação de aço inox

 

Digitalização aplicada ao curvamento de perfis

 

 

#CNI

#Sebrae



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024