Uma parceria formada entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) vai promover a participação de empresas com atuação em diferentes setores no Programa de Certificação ESG, que foi lançado oficialmente no dia 23 de março de 2023.

 

O novo programa tem como premissa atestar as práticas de empresas alinhadas aos conceitos de governança ambiental, social e corporativa (do inglês Environmental, social, and corporate governance, ESG), conforme os requisitos previstos na ABNT PR 2030:2022 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

 

O lançamento do programa de certificação aconteceu em um evento realizado em formato presencial na sede da FIEB, ocasião em que também foi assinado um termo de parceria entre ambas as partes, visando incluir empresas associadas à entidade no novo programa de certificação.

 

No evento, que foi transmitido ao vivo em ambiente virtual, e que permanecerá disponível em um canal digital, as instituições fizeram a entrega do primeiro certificado ESG emitido por meio do programa desenvolvido pela ABNT à companhia Jacobina Mineração, situada na cidade baiana de Jacobina.  

 

Mais informações podem ser obtidas no site da ABNT e no da FIEB. 


 

Imagens: Freepik


 

Mais conteúdo:

 

Prensas – conceito básico de trabalho (energia)

 

Efeito de tratamentos termomecânicos no refino de grão de um aço C-Mn

 

Produção industrial e sistemas de gestão conectados

 

#ABNT #FIEB #ESG #CCM



Mais Notícias CCM



Célula robótica automatiza furação e chanframento de chapas

O uso de robôs colaborativos eliminou riscos ergonômicos em operação repetitiva no chanframento de chapas metálicas.

23/02/2026


IA monitora a soldagem por fricção em tempo real a partir de assinaturas acústicas

O "som" da soldagem pode ser o segredo para garantir a qualidade de juntas em ligas de alumínio. A pesquisa que trata do assunto está sendo desenvolvida entre parceiros comerciais e o Instituto Fraunhofer IDMT.

23/02/2026


Aços chineses mais caros pressionam a indústria metal mecânica

Aplicação de leis de antidumping definitivo sobre o aço laminado chinês favorece a siderurgia brasileira, mas pode elevar os custos para os processadores de chapas.

19/02/2026