A ArcelorMittal (Belo Horizonte, MG) anunciou ter obtido as aprovações regulatórias necessárias à conclusão da aquisição da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com usina em São Gonçalo do Amarante (CE). A operação, que totalizou aproximadamente US$ 2,2 bilhões, abre caminho para futuras expansões das atividades da ArcelorMittal no Brasil, tais como a adição de capacidade primária de fabricação de aço (incluindo o processo de redução direta) e capacidade de laminação e acabamento.
A localização da CSP (foto) favorece ainda a criação de um novo centro de produção de aço de baixo carbono
no Ceará, em resposta à ambição do Estado de desenvolver um centro de hidrogênio verde de baixo custo em Pecém.
A CSP é uma operação de classe mundial e produz placas de alta qualidade a um custo globalmente competitivo. Sua instalação foi comissionada em 2016 e ela opera hoje um alto-forno com capacidade de 3 milhões de toneladas, tendo acesso ao Porto de Pecém por meio de correias transportadoras, e também a um porto de águas profundas de grande escala, localizado a 10 quilômetros da usina.
O CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal, afirmou se tratar de uma aquisição estratégica muito importante para a empresa. “Ela nos permite atender o crescimento da demanda de aço, com a adição de capacidade de produção de placas de alta qualidade e competitivas em custo, provendo oportunidade de vender tanto dentro do nosso próprio grupo quanto para os mercados da América do Norte e do Sul. A longo prazo, também temos a opção de aumentar sua capacidade e adicionar instalações de acabamento, enquanto há um caminho claro para descarbonizar o ativo, tendo em vista os investimentos em energia renovável que estão sendo feitos no Estado do Ceará”, comentou o executivo.
Foto: ArcelorMittal
Leia também:
Fornecedores de perfis metálicos pretendem ampliar rede de distribuição
Fabricante de tubos de aço aumentou sua produção em mais de 100%
#ArcelorMittal
#CSP
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025