Um sistema de reconhecimento de voz para uso no comando de máquinas foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Tecnologia de Mídia Digital (IDMT), situado em Oldenburg (Alemanha), com a promessa de funcionar de maneira confiável mesmo em ambientes com muito ruído. Ele será apresentado ao público instalado em uma máquina fresadora, durante a próxima edição da Feira de Hannover, que acontece entre os dias 17 e 21 de abril.

 

O equipamento necessário ao projeto envolve o uso de um fone de ouvido sem fio e de um microfone para canalização do comando de voz. Em um futuro próximo, poderá empregar uma tecnologia de audição inteligente, que a unidade de Tecnologia de Audição, Fala e Áudio (HSA) do Fraunhofer está desenvolvendo. Ela permitirá que o ruído ambiente seja totalmente ignorado com o uso de uma combinação de microfones direcionais e um sistema eficaz de cancelamento de ruído.


 

Marvin Norda, gerente de projeto de produção controlada por voz do Fraunhofer IDMT, explicou que, pela primeira vez, a tecnologia ali desenvolvida permitiu que as pessoas controlem máquinas industriais usando comandos de voz de maneira confiável e intuitiva: “Para as empresas de manufatura, isso significa maior eficiência e custos mais baixos” , comentou.

 

A tecnologia também traz vantagens para os funcionários, pois a operação da máquina sem contato é segura e higiênica. E também reduz a distância a ser percorrida por funcionários que controlam várias máquinas. Eles podem usar um dispositivo móvel para emitir comandos de voz para o equipamento à distância, tendo ainda as duas mãos livres, o que permite colocar uma peça de trabalho em posição ao mesmo tempo em que dão instruções como “abaixe o braço” ou “agarre a peça de trabalho” a um robô, por exemplo.

O software de reconhecimento de fala pode ser integrado na nuvem ou no servidor da empresa, dependendo dos requisitos. Também é possível incorporar um mini PC ou integrar o sistema ao controlador lógico programável (CLP) de uma máquina.

 

“A tecnologia de reconhecimento de fala pode lidar com centenas de comandos individuais, dependendo do aplicativo, e não se limita a uma voz específica. Comandos novos ou modificados podem ser rapidamente adicionados e treinados no sistema”, acrescentou Norda.

 

O projeto contou com o apoio do Ministério da Ciência e Cultura da Baixa Saxônia e da Fundação Volkswagen, e já está sendo testado por alguns clientes do setor..


 

Fotos: Fraunhofer IDMT



 

Você também pode se interessar por:

 

Módulo para sistema CAM tornará mais precisa a estimativa de tempo de usinagem

 

Tecnologia ajudfa a evitar a distorção de peças durante a usinagem

 

#máquinacomcomandodevoz

#fresadoracomcomandodevoz

 



Mais Notícias CCM



Gravomark lança sistema de gravação a laser com visão computacional

A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.

17/04/2025


Digitalização de projetos e fabricação poderá se tornar mais acessível

A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.

17/04/2025


Novo spindle para usinagem de alta velocidade chega ao Brasil

Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.

04/04/2025