A Polimold desenvolveu um ferramental com multicavidades voltado à confecção de pré-formas de PET com duas camadas. O revestimento adicional, que tem a função de evitar que a radiação luminosa comprometa a qualidade de bebidas acondicionadas em frascos desse tipo, é confeccionado em duas etapas.

 

Primeiramente, o sistema de injeção produz as pré-formas aplicando uma camada que apresenta cor preta e, em seguida, o recobrimento final é executado após o deslocamento automático do ferramental, fazendo com que a placa que contém os canais pelos quais será conduzido o material se encaixe com os bicos de injeção. De acordo com André Barrant, Ednaldo Fonseca e Agenor Gualberto, coordenadores de vendas técnicas e diretor da área de sistemas de canais quentes da empresa, respectivamente, a construção da ferramenta é parte de um trabalho que consiste em desenvolver e validar projetos em parceria com clientes.

 

Segundo eles, também estão sendo desenvolvidos moldes para a fabricação de tampas a partir de polipropileno ou polietileno, com tempos de ciclo de 4,8 s, pertencentes a uma linha que recebe o nome de “Multicaps”. Alguns exemplos dessa iniciativa foram apresentados na última edição da Plástico Brasil, realizada em São Paulo (SP).

 

Já a Três-S passou a produzir sistemas de câmara quente para equipamentos que operam com faixas de temperatura de 200 a 700 °C. As séries são compostas por bicos confeccionados com materiais de alta resistência térmica e boa estabilidade dimensional, além de modelos voltados para o monitoramento de temperatura de processo que apresentam até 12 zonas de controle. Também são fornecidos rack integrado, manifolds de aço inox e itens voltados para operações com uma ou mais cavidades. Segundo Matheus Fratassi e Claudir Mori, projetista e gerente comercial da companhia, respectivamente, sistemas de segurança podem ser integrados aos equipamentos, o que inclui alarme sonoro e/ou visual, cabos e conectores para alta tensão, entre outros. Os usuários poderão solicitar serviços de assistência técnica in loco, assim como treinamento in company.

 

#camaraquente #molde #injecao #resinapet



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025