Um modelo de espectrofotômetro de bancada que realiza simultaneamente a aferição de cor e brilho de superfícies de itens e peças feitas com resinas termoplásticas foi desenvolvido recentemente pela Konica Minolta Sensing, com matriz nos Estados Unidos e representante comercial em São Paulo (SP).

O CM-36dG (foto) é dotado de sensor com capacidade para fazer a aferição de cor e brilho em ângulo de 60°, podendo calcular a cor tanto em reflectância como em transmitância. Ele também conta com controlador numérico de radiação UV (NUVC), um recurso que é útil para a aferição de cor e brilho de itens que tiveram branqueadores ópticos adicionados à sua formulação, por exemplo.
Além disso, o equipamento possui uma câmera para a visualização e posicionamento da peça submetida ao processo. Segundo informações da companhia, é possível posicionar o espectrofotômetro em ângulo de 90°, o que é recomendado para a aferição de cor e brilho de materiais granulados, micronizados, em estado fundido, entre outros. Também conta com painel de LED e opera usando software que faz a coleta e o processamento de dados oriundos da aferição de cor e brilho.
Foram divulgadas outras características técnicas deste modelo, como abertura de medição de 4,0, 8,0, 16,0 e 25,4 mm de diâmetro, sistema de ajuste do comprimento de onda e compensação da variação dos valores de aferição, que eventualmente pode ocorrer devido a condições externas, bem como faixa espectral de 360-740 nm, intervalo espectral de 10 nm e faixa de medição de 0-200%, com resolução de 0,01%.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-020-1565.
Imagem: Konica Minolta Sensing
Confira mais equipamentos:
Guia de fornecedores de máquinas para gravação a laser
Fornecedores de equipamentos ou insumos para os processos de manufatura aditiva
#Espectrofotômetro #KonicaMinolta #Produtos #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026