Um software voltado para o gerenciamento do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de cargas em parques fabris como moldes para transformação de resinas termoplásticas e big bags, por exemplo, foi desenvolvido pela Perfect Charging, divisão de negócios da empresa de origem austríaca Fronius, com unidade em São Bernardo do Campo (SP).
.png)
Denominado i-Spot Calculator Smart, o programa computacional é parte de uma plataforma virtual que já conta com recursos que permitem a realização do cálculo do consumo de energia de frotas de empilhadeiras. O sistema é composto por ferramentas para análise de custos operacionais, supervisão do processo de carregamento de baterias, entre outros.
O cálculo é executado com base no consumo de energia dos equipamentos, em tarifas e conforme a quantidade de carregamentos feitos em determinados períodos de tempo. De acordo com informações da empresa, o cálculo também é baseado no tempo de carregamento disponível e em despesas relacionadas a equipamentos voltados para operações de intralogística, como custos com manutenção.
O sistema fornece dados que podem contribuir para a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de estratégias que visem à redução de custos com energia elétrica, conforme comentou Mariana Kroker, gerente da unidade Perfect Charging da Fronius do Brasil: “as ferramentas digitais permitem a identificação de oportunidades para gerar economia para cada ano de operação, bem como avaliar os custos totais de propriedade ao longo de cinco anos”.
A plataforma i-Spot pode ser acessada por meio de computadores in loco e/ou tablets e smartphones. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 ou pelo e-mail vendas.carregadores@fronius.com.
Imagem: Fronius
Mais notícias da área:
Desafios da atualidade estarão em pauta na K 2022
Empresa de tecnologia para o setor de moldes inicia atividades na Região Sul
#EficiênciaEnergética #Fronius #Software #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026