A Autoform (São Bernardo do Campo, SP) desenvolveu um novo recurso do seu pacote de software para trabalhar chapas. Denominada Forming R10, a nova suíte permite o ajuste virtual das superfícies do ferramental de conformação levando em conta o comportamento das chapas durante o processamento.

Conforme explicou César Augusto Batalha, gerente geral da empresa, é possível efetuar todos os ajustes necessários no projeto do ferramental de conformação a partir da simulação do processo de estampagem, com base na integração dos dados dessas diferentes etapas de fabricação. “Ajustes que anteriormente eram feitos manualmente no try out da ferramenta agora podem ser antecipados levando em conta fenômenos como o retorno elástico (spring back) das chapas, dados de compressão e aspectos tribológicos”, informou.

O uso desse recurso evita que o ferramental seja “calibrado a mais”, ao conciliar dados precisos de cada etapa. Os dados da simulação são inseridos no projeto, incluindo a integração com o sistema CAM, de modo que a ferramenta seja usinada já levando em conta as alterações apontadas na simulação de processo.

Já o módulo Triboform passou a abranger modelos mais complexos relacionados ao efeito de lubrificantes e da rugosidade das chapas no processo de estampagem, abrindo acesso a mais de 40 modelos de modelos de atrito pré-disponíveis.

Outra novidade foi a melhoria do módulo BiW Assembly, para a fabricação de carrocerias automotivas, que prevê o processo de montagem de todo o conjunto estampado, incluindo agora a simulação da soldagem, além da identificação e compensação de peças visando à maior precisão na montagem. Esta simulação visa identificar problemas que podem decorrer, por exemplo, da sequência de montagem, o que permite reduzir o número de ajustes necessários no ferramental, que costumam surgir no try out. César ressaltou que estudos de caso recentes apontaram um índice de assertividade de 90% nas simulações.

 

Fotos: Autoform

 

Leia também:

 

Importância do ERP para o ramo de metais

Setor de veículos elétricos no radar de fornecedora de aços


 

#Autoform  #sheetmetal

 



Mais Notícias CCM



Braço mecânico para furação de metais é divulgado na feira Lamiera

Equipamento fornecido por empresa europeia é indicado para a furação e rosqueamento de chapas e perfis metálicos. Uma demonstração do funcionamento do braço mecânico foi feita no evento.

01/07/2022


Curso sobre norma técnica para construção em aços leves

Treinamento abordará a aplicação da norma NBR 16970 - Light Steel Frame em julho.

30/06/2022


Eficiência energética na intralogística do segmento metalmecânico

Software calcula o consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de bobinas e chapas.

30/06/2022