A Blum-Novotest, com matriz na Alemanha e subsidiária em Vinhedo (SP), desenvolveu um sistema de monitoramento do fuso de máquinas de usinagem que é portátil, consistindo em um conjunto de equipamentos acoplados em uma maleta, como mostra a imagem a seguir.

Chamado de Portable Spindle Control (PSC), ou “Controle de fuso portátil”, em tradução literal para o português, o equipamento pode ser usado para o monitoramento do fuso no ponto central de ferramentas de usinagem, sem restrições quanto à faixa de velocidade de trabalho da ferramenta no momento da verificação.
Outra característica deste equipamento é que ele não precisa ser conectado ao sistema de controle lógico programável (CLP) da máquina sob supervisão para realizar o monitoramento. Ele também faz o registro dos resultados obtidos a partir da avaliação e os apresenta em forma de gráfico.
De acordo com a empresa, o PSC é indicado para o diagnóstico de, por exemplo, danos em peças e componentes de centros de usinagem e tornos, assim como para manutenção preditiva e/ou preventiva de máquinas instaladas no chão de fábrica. Isso inclui análises de salto, de estabilidade do fuso, vibrações, entre outros parâmetros de processo.
Imagem: Blum-Novotest
Mais equipamentos para o ramo:
Guia de fornecedores de cabeçotes angulares para equipamentos de usinagem
Fornecedores de tornos automáticos no Brasil
#ControledoFuso #Usinagem #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025